O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Veja uma proposta de Home Screen útil (ou seria confusa?) para o iPhone

Quando a Apple lançou o iPhone, lá em 2007, ele já trouxe o conceito de chamar de Home Screen uma tela principal onde ficam todos os seus recursos. Dois anos depois, podemos dizer que o valor dessa ideia caiu um pouco: hoje, você pode ter 9 (tá bom, 11) telas iguais cheias de ícones com todos os seus aplicativos, de forma que procurar por informações atualizadas em todos eles pode ser bem tortuoso, ainda mais se eles suportarem notificações instantâneas (push).

Publicidade

Bom, imaginar soluções para quem acha isso um problema não é tão complicado, vendo o que a concorrência da Maçã faz. Mas, mesmo assim, como seria uma Home Screen de iPhone concebida pela Apple para colocar a fácil alcance do usuário pequenos “pedaços” de informação obtidos em tempo real dos aplicativos? A imagem a seguir representa uma proposta para essa ideia:

Redesign da tela do iPhone

Criada pelo designer Geoff Teehan, o mockup acima e à direita representa um novo recurso que estaria disponível de forma opcional, para quem quisesse algo além do que a Apple oferece hoje , buscando consolidar pequenas informações geradas por um grupo pequeno de aplicativos e serviços num só lugar. Esta seria, então, a Home Screen de um iPhone — e de um iPod touch, por que não? 😉

As imagens a seguir dão uma visão aprimorada da ideia de Teehan. Note que a tela também suporta rolagem: na segunda screenshot, vemos como ela seria em toda a sua extensão.

Redesign da tela do iPhone

Redesign da tela do iPhone

Aplicativos de terceiros tirariam vantagem do novo espaço ao incluir opções de personalização dentro das suas próprias preferências. Veja um exemplo de como seriam as do Facebook:

Redesign da tela do iPhone

Eu gostei do design proposto, mas, sei lá… A forma como a Apple nos trouxe a interface do iPhone também não é tão ruim a ponto de precisar de algo assim — o que não quer dizer que eu não conseguiria me adaptar a essa ideia… 😉 De qualquer forma, sinta-se livre para opinar sobre o assunto nos comentários.

[Dica do Guilherme Cherman, valeu!]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Snapture dá adeus ao Cydia e é lançado oficialmente na iPhone App Store

Próximo Artigo

Logitech atualiza software Control Center para a versão 3.1, agora compatível com o Snow Leopard

Posts Relacionados