O melhor pedaço da Maçã.

Apple volta a mandar software indesejado para usuários de Windows

Mais de um ano se passou desde a polêmica atitude da Apple em oferecer o Safari para usuários de Windows através da sua Atualização de Software (Software Update) para o sistema da Microsoft — que seria removida dias depois através de um update para o utilitário —, e ela resolveu aprontar nessa área novamente. Agora, o aplicativo que está sendo oferecido de forma obrigatória para PCs é o iPhone Configuration Utility, fato revelado pelo ZDNet.com hoje de manhã e que também pôde ser constatado pelo Ars Technica.

Publicidade
Imagem: ZDNet.com
Imagem: ZDNet.com

Ao contrário do Safari, esse produto não deve representar significado algum para muita gente. É apenas uma ferramenta empresarial destinada a facilitar o processo de configuração de vários iPhones/iPods touch em ambientes corporativos, criando perfis que podem ser aplicados de forma automatizada para vários aparelhos de uma vez.

Seja lá qual for o motivo da inclusão desse aplicativo como um update obrigatório, trata-se de uma falha grave da Apple. Muitos usuários de PCs nem mesmo usam um iPhone/iPod touch; ou seja, não chegam ao ponto de precisar de uma ferramenta dessas. Aliás, esse utilitário não deveria sequer aparecer na categoria New Software, criada no ano passado para facilitar a oferta de produtos da Apple destinados ao Windows, que dirá ser instalado na surdina.

No fim das contas, não devo ser o único a pensar que o Apple Software Update tornou-se irrelevante para muita gente. Alguns sites, inclusive, até recomendam a sua desinstalação de PCs com Windows, em favor da atualização manual dos poucos aplicativos da Maçã de que os usuários gostam e que preservam em suas máquinas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple começa investigação acerca de problemas relacionados com SuperDrives

Próx. Post

Apple faz mudanças em acordos especiais de licenciamento de software para o setor educacional

Posts Relacionados