O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores para iPhone podem obter o número de telefone do usuário sem autorização

Aplicativo que obtém número de telefone no iPhoneAo constatar que alguns usuários do aplicativo Swiss traffic (versão gratuita) estavam recebendo incômodas ligações de telemarketing, o site francês Mac4Ever descobriu, através de uma investigação na última versão do SDK da Apple, que qualquer um é capaz de obter o número de telefone de usuários por meio de um app para iPhone. Como a responsável pela App Store não cede informações de ninguém para ninguém, essa é a única forma de os números terem ido parar nas mãos dos desenvolvedores.

Publicidade

Basta uma linha de código para que o número celular de qualquer usuário seja obtido pelo aplicativo, num formato capaz de ser manipulado de qualquer maneira — no caso, ser enviado para onde o desenvolvedor quiser. O Mac4Ever, como é possível ver na imagem ao lado, conseguiu colocar um aplicativo em funcionamento com esse comando.

O recurso foi introduzido no iPhone OS 2.1, aparentemente, e continua disponível para uso dos desenvolvedores, mas por um lado também pode significar uma grave brecha para produtos mal-intencionados. A Apple foi contatada sobre o assunto, mas não comentou nada até o momento.

[via Macenstein]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple.com ganha novo espaço “Apps for Everything”

Próx. Post

Pitilés: brasileiros criam caderninhos feitos à mão e lançam série especial para macmaníacos [atualizado]

Posts Relacionados