Conforme havia prometido em julho, o Google está se preparando para distribuir 100 mil novos convites de acesso público ao Wave a partir de amanhã. O serviço, destinado a facilitar a comunicação e colaboração entre grupos de usuários, está em um preview de desenvolvimento desde o seu anúncio, no final de maio.
Todos os desenvolvedores que estão inclusos nesse preview entrarão na nova fase de testes do serviço, que não será mais em um sandbox do Google, e sim no endereço público wave.google.com. Junto deles, serão convidados usuários que enviaram algum tipo de feedback — com base na apresentação gravada e publicada pela empresa no YouTube — e ainda clientes selecionados do Google Apps.
Apesar de a coisa estar sendo aberta a mais gente, isso não é um sinal de que o Wave está pronto; aliás, ele ainda está um pouquinho longe disso. Eu consegui uma conta de desenvolvedor há algum tempo — para conhecer as APIs tão comentadas e trabalhar em algumas extensões de exemplo —, e o serviço, aos olhos de um usuário final, ainda precisa melhorar e ganhar mais recursos, algo que me fez voltar atrás na ideia de relatar algumas impressões próprias aqui no MacMagazine.
Mesmo assim, o Google Wave é um serviço que está crescendo — os principais focos da gigante de buscas no momento são sua estabilidade, segurança, experiência de uso e desempenho — e possui muito potencial. Isso inclui um poderoso acesso móvel via iPhone ou Android e várias ferramentas para lidar com documentos, imagens e integração entre serviços online, algo que muita gente vai adorar ver em funcionamento quando ele finalmente for lançado.