O melhor pedaço da Maçã.

Apple anuncia criptografia de backups e mais dados do iCloud

Em uma grande atualização de segurança, a Apple apresentou hoje novos recursos avançados de segurança focados na proteção contra ameaças aos dados do usuário na nuvem, incluindo — pela primeira vez — criptografia de ponta a ponta em backups do iCloud.

Publicidade

Chamada Proteção Avançada de Dados do iCloud, a funcionalidade, que é opcional, vai manter a maioria dos dados do iCloud protegidos, mesmo no caso de violação de dados na nuvem. Segundo a Maçã, o iCloud já protege 14 categorias de dados confidenciais usando criptografia de ponta a ponta por padrão, incluindo senhas nas Chaves do iCloud e dados de saúde.

Para usuários que ativarem o recurso, o número total de categorias de dados protegidas usando criptografia de ponta a ponta subirá para 23, incluindo backups, notas e fotos. As únicas categorias principais de dados do iCloud que não são cobertas pelo recurso são: Mail, Contatos e Calendário — devido, provavelmente, à necessidade de interoperar com os sistemas globais de terceiros.

Além disso, quando ativado, o acesso ao iCloud.com será desativado por padrão. Ao acessar sua conta pela web, caso o usuário opte por ativar isso, tanto o navegador quanto a Apple terão acesso temporário às chaves de criptografia.

Publicidade

A Apple fabrica os dispositivos móveis mais seguros do mercado. E agora estamos construindo sobre essa base poderosa. A proteção avançada de dados é o nível mais alto de segurança de dados em nuvem da Apple, dando aos usuários a opção de proteger a grande maioria de seus dados mais confidenciais do iCloud com criptografia de ponta a ponta, para que só possam ser descriptografados em seus dispositivos confiáveis.

Ivan Krstić, chefe de engenharia e arquitetura de segurança da Apple

A Apple também explicou que a segurança aprimorada para os dados dos usuários na nuvem é necessária com mais urgência do que nunca. De acordo com estudos [PDF], o número total de violações de dados mais do que triplicou entre 2013 e 2021, expondo 1,1 bilhão de registros pessoais em todo o mundo apenas em 2021.

A Proteção Avançada de Dados do iCloud está disponível a partir de hoje nos Estados Unidos com a Release Candidate do iOS 16.2 (para desenvolvedores e membros do Apple Beta Software Program) e será liberada para usuários dos EUA até o final do ano. O recurso começará a ser lançado no resto do mundo no início de 2023.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 16.2, iPadOS 16.2, macOS 13.1, watchOS 9.2 e tvOS 16.2 ganham Release Candidates

Próx. Post

Apple permitirá uso de chaves físicas para autenticar logins

Posts Relacionados