O melhor pedaço da Maçã.

Confira mockups do design das versões 3.7 e 4.0 do Firefox para o Mac OS X

Ícone do Firefox 3.5Em julho, publicamos no MacMagazine dois artigos com rascunhos e mockups do design das versões 3.7 e 4.0 do Firefox, mas para o Windows. Desde então, eu fiquei aguardando o surgimento de alguma notícia focada no Mac OS X, até que, na noite da última sexta-feira, a Mozilla lançou um novo artigo em seu wiki, consolidando todas as ideias que os designers da empresa propuseram para o futuro do navegador no sistema da Apple.

Publicidade

Assim como no Windows, a interface do Firefox no Mac mudará em duas fases. A primeira, que já começou a ser trabalhada (em detalhes bem mínimos para as abas) nos builds da versão 3.7 (não recomendáveis para uso diário), segue quase todos os conceitos propostos para o sistema da Microsoft; mas, nesse caso, a Mozilla não precisará se preocupar em “matar” a barra de menus das janelas (devido a ela ser system-wide no Mac OS X), nem em oferecer botões padronizados com opções aplicáveis às páginas e outras ferramentas — embora eles possam ser habilitados ao gosto do usuário, o que não é preciso graças à barra de menus.

O resultado disso é uma janela muito mais simples e sem tantas complicações que puderam ser vistas no Windows, removendo apenas detalhes desnecessários a que estamos habituados nas atuais versões do navegador. A seguir, está uma comparação da janela do Firefox 3.5 com o mockup da versão 3.7:

Firefox 3.5
Firefox 3.5
Firefox 3.7
Firefox 3.7

Note que todos os elementos da barra de navegação (exceto o campo de busca) ficaram menos arredondados e ganharam uma textura diferente da atual, mais escura, para dar um visual mais sólido e consistente para a janela como um todo. A barra de progresso poderá integrar-se a abas sendo carregadas em segundo plano, a de favoritos perderá os ícones de páginas e a de abas ficará ligada ao restante da interface, algo que a Apple padronizou em seus aplicativos com abas (Safari, Terminal, etc.).

Publicidade

Se o usuário habilitar ícones pequenos nas preferências, a janela ficará da seguinte forma:

Firefox 3.7

No mesmo artigo em que os dois mockups expostos acima foram publicados pela Mozilla, há algumas propostas extras para a interface, que podem se tornar padrões ou virar simples preferências de exibição. São essas:

Deixando a barra de abas semelhante à do Windows
Deixando a barra de abas semelhante à do Windows
Deixando a barra de abas semelhante à do Windows e aplicando-lhe uma cor para corresponder ao estilo da página
Deixando a barra de abas semelhante à do Windows e aplicando-lhe uma cor para corresponder ao estilo da página
Transformando as abas em "botões"
Transformando as abas em "botões"

O novo design para o Firefox 3.7 também proporciona um ambiente muito mais limpo para aqueles que gostam de usar as Personas, ou temas personalizados em geral. A imagem a seguir reflete bem isso:

Firefox 3.7 com Persona ativa
Firefox 3.7 com Persona ativa

Firefox 4.0

Como vimos anteriormente em mockups para o Windows, o Firefox 4.0 seguirá um design bem mais minimalista do que hoje, colocando as abas no topo, semelhante ao jeito que se comportam no Google Chrome. Todavia, no Mac essa mudança deverá ser a principal entre as poucas que serão feitas, pois o estilo proposto pela versão 3.7 já é bem limpo.

Firefox 4.0

As barras de busca e URL serão unidas em uma, na qual o usuário poderá digitar endereços ou termos de busca e o browser agirá seguindo o contexto ao pressionar-se Return. Ao lado dela, estará a área de extensões, onde a Mozilla pretende colocar todos os botões de add-ons visíveis na janela, com um destaque especial — aparentemente, ainda não se trata de algo final.

Firefox 4.0, com ícones pequenos
Firefox 4.0, com ícones pequenos

No lado direito do topo da janela, ficará o botão de identidade de usuário: trata-se de um acesso integrado proposto para a extensão Weave, que aparenta estar sendo preparada para facilitar o uso do Firefox em modo multiusuário, além de sincronizar seus dados com múltiplos computadores. Alguns estilos diferentes para esse botão também são propostos:

Firefox 4.0

Para o Firefox 4.0, não se sabe como ficará o contexto da página inicial (ícone da casinha) em relação às demais abas. Pode ser que ela se torne algo semelhante à New Tab do Chrome ou ao Top Sites do Safari. Mas a Mozilla aparenta estar trabalhando em um recurso chamado App Tab, que seria uma forma de converter um determinado site em um aplicativo web acessível pelo próprio navegador, com uma interface ainda mais minimalista dentro de uma aba sem descrição:

Note como está a aba do Gmail na janela do Firefox 4.0: ela é uma App Tab
Note como está a aba do Gmail na janela do Firefox 4.0: ela é uma App Tab

Para terminar, uma outra coisa interessante do campo de busca unificado ao da URL é o seletor de mecanismo de busca, que mudaria de cor em relação a cada provedor diferente. O acabamento visual é muito bem feito, na minha opinião:

Firefox 4.0

. . .

Como foi possível ver, o Firefox mudará drasticamente até o final de 2010, mas não apenas no visual. A versão 3.6, conhecida pelos beta testers como Namoroka e prevista para novembro, será a primeira a introduzir uma série de mudanças internas que o tornarão menos pesado, então o terreno para as mudanças na interface já está sendo preparado, e oferecerá muito mais que isso. Já as versões 3.7 e 4.0 só darão as caras no primeiro e no quarto trimestre de 2010, respectivamente.

O browser não precisaria de nenhuma mudança visual para ser tão bom quanto o Safari e o Chrome, caso acompanhasse os dois de forma a melhorar o desempenho (apesar de consumir menos RAM que a concorrência, aos olhos de muitos usuários ele pode ser uma carroça). Se cumprir o que está prometendo, a Mozilla entregará um navegador internamente bem melhor do que é hoje, e as mudanças visuais propostas buscarão refletir isso, pelo jeito.

Caso queira acompanhar a evolução da interface das futuras versões do Firefox, um dos designers da Mozilla, Alexander Limi, vem publicando diversos artigos sobre o assunto em seu blog. Um deles possui até uma apresentação em vídeo, vale a pena conferir.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Enquete: iPods touch/iPhones são mesmo os melhores iPods já criados pela Apple

Próx. Post

Autor de livro sobre como se apresentar como Steve Jobs é entrevistado pela CNET TV

Posts Relacionados