O melhor pedaço da Maçã.

Wikipédia e realidade aumentada no iPhone 3GS: conheca o Cyclopedia e o Wikitude

É uma pena que _a_ inovação do momento na App Store seja restrita a usuários de iPhones 3GS, mas a justificativa é simples: a técnica de realidade aumentada (RA, ou augmented reality) requer uma combinação do acelerômetro (presente em todos os iPhones e iPods touch) e do GPS (presente em iPhones) com a bússola/magnetômetro, esta sim presente apenas na última geração do smartphone da Apple.

Publicidade

Da última semana pra cá, dois novos títulos de RA pipocaram na App Store, ambos integrados com a Wikipédia (requerem o firmware 3.1 ou superior): o Cyclopedia e Wikitude, este último famoso por ter chegado primeiro para dispositivos com o Google Android.

Cyclopedia (US$2, 1,2MB)

Cyclopedia no iPhone

Utiliza a tecnologia para indicar informações sobre tudo o que você vê à sua volta. Por exemplo, se você estiver no Rio de Janeiro e apontar o iPhone 3GS para o Cristo Redentor, o app puxa os detalhes do artigo sobre o monumento na enciclopédia online e os coloca na tela do aparelho.

Wikitude (grátis, ~600KB)

Wikitude no iPhone

Parecido com o primeiro, ele vai um pouco além, incorporando um sistema de colaboração entre usuários. Além de trazer conteúdos da Wikipédia e do Qype (um site internacional de resenhas), ele permite que qualquer um adicione pontos de interesse (POIs) ao banco de dados do Wikitude.me.

[via ReadWriteWeb]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adobe revela Flash Player 10.1 para desktops e diversos smartphones, mas nada do iPhone (é claro)

Próx. Post

Apple e FingerTips são destaques no Prêmio INFO 2009

Posts Relacionados