A ChemSec, em conjunto com a Clean Production Action (CPA, para os íntimos), liberou hoje um relatório destacando os avanços sustentáveis de sete empresas de eletrônicos, dentre elas a Apple. Depois de deixar a Câmara de Comércio dos Estados Unidos por esta ir contra as políticas de redução de gases estufa, a empresa agora é reconhecida pelo seu trabalho em eliminar substâncias tóxicas de toda a sua linha de produtos.
Junto dela, foram destacados ainda os esforços de Sony Ericsson, Seagate, DSM Engineering Plastics, Nan Ya, Indium e Silicon Storage Technology. Todas elas também trabalharam bastante para reduzir em seus respectivos produtos o uso de substâncias prejudiciais à natureza e à saúde humana, como PVC e retardantes de chama à base de brometo (em inglês, BFRs).
No caso da Apple, até cientistas e outros especialistas trabalharam em alternativas para o uso desses materiais, mesmo quando as alternativas poderiam custar mais à fabricante. Abaixo, vocês conferem um trecho do relatório da ChemSec, referindo-se ao trabalho da Apple:
A Apple estabeleceu um programa inovador, que restringe o uso de quase todos os compostos à base de bromo e cloro nas suas linhas de produtos. Assim, ela agora oferece uma enorme variedade de produtos livres do uso de PVC e BFRs, como iPhones e iPods, além de computadores que são livres de BFRs e muitos deles do uso de PVC.
Relatórios com todas as iniciativas sustentáveis da Apple podem ser encontrados em um site especial que ela atualizou recentemente sobre o assunto.
[via 9 to 5 Mac]