Relembrando os tempos de “Single-Application Mode” no Mac OS X

Infelizmente, eu não tive a chance de ver o Mac OS X “nascer” no mercado, há quase dez anos, mas quem teve essa oportunidade com certeza se deparou com algumas coisas bem curiosas que Steve Jobs e a turma de engenheiros vinda da NeXT fizeram na época do Developer Preview (ou Public Beta), lá entre o final dos anos 1990 e no início do século corrente. Uma delas, que vocês verão no vídeo a seguir, é o Single-Window Mode (aka “botão púrpura”), que como o nome já diz, buscava focar a atenção do usuário em apenas uma janela mandando todas as outras para o Dock:

Publicidade

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2GkoAa5718Y[/youtube]

John Siracusa, do Ars Technica, chegou a comentar sobre o recurso no seu primeiro de muitos reviews que viriam sobre o Mac OS X (aliás, para quem não viu o do Snow Leopard, vale a dica!), mas, por alguma razão desconhecida, isso nunca foi ofertado aos usuários finais na prática: o sistema mudaria muito até ser lançado no mercado, em 24 de março de 2001. Entretanto, isso não quer dizer que a ideia de manter o usuário focado em apenas uma tarefa foi por água abaixo: a Apple apenas mudou o seu conceito e a escondeu por debaixo dos panos, onde se transformou no Single-Application Mode.

Por natureza, o Dock permite que você se concentre em um aplicativo por vez: ao clicar sobre o ícone correspondente de qualquer um que esteja aberto, você verá que as suas janelas são colocadas à frente de todas as outras. O que esse Single-Application Mode faz de diferente é ocultar todas as janelas que não sejam as do aplicativo ativo no momento e trocá-las durante a mudança de um a outro. No fim das contas, você acaba focando-se em apenas uma tarefa por vez, algo bem iPhone-like.

Publicidade

Para testar esse recurso, abra o Terminal (use o Spotlight ou navegue até a pasta /Applications/Utilities/) e depois digite os comandos a seguir (uma linha por vez):

[code lang=”c”]defaults write com.apple.dock single-app -bool true
killall Dock[/code]

Publicidade

Aí, experimente clicar em um ícone do Dock e todos os outros serão ocultados na tela:

Single App Mode no Mac OS X

Se não quiser se aventurar com o Terminal, você pode simular um Single-Application Mode com dois truques. Primeiro, oculte todos os aplicativos abertos — exceto o ativo —, indo até o menu com o nome dele na barra de menus e selecionando Hide Others (ou usando o atalho Command + Option + H). Depois, quando quiser mudar de aplicativo, clique sobre o seu ícone correspondente no Dock com a tecla Option pressionada.

[via Daring Fireball]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…