O melhor pedaço da Maçã.

Tecnologia Light Peak poderá estar disponível no mercado já daqui a alguns meses

É possível ter o melhor dos dois mundos?
Cabo Light Peak da Foci, com conexões USB

Com base em planos de um das principais fornecedoras da Intel (a taiwanesa Foci), a CNET News sugeriu hoje que a tecnologia Light Peak poderá estrear em produtos comerciais logo no início de 2010. Demonstrada há alguns dias com o Mac OS X 10.6 Snow Leopard, ela começará a ser usada na produção de cabos internos para computadores e outros com conexões USB convencionais.

Publicidade
Cabo Light Peak da Foci, com conexões USB
Cabo Light Peak da Foci, com conexões USB

Isso é apenas o início da trajetória dessa tecnologia no mercado, que pode se adequar a qualquer tipo de conexão existente — não apenas para fins de armazenamento, mas também para redes e monitores. Graças à transmissão elétrica, cabos Light Peak também serão usados para carregar aparelhos. A ideia é espalhar o novo modelo de cabo para vários tipos de conexões, incluindo FireWire, DisplayPort e Ethernet.

No caso da USB, o seu fórum de implementadores começará a analisar a nova tecnologia de cabos para padronização na conexão, o que poderá levar dois anos. No entanto, iniciativas como essa deverão ser bem planejadas, pois os computadores e outros dispositivos deverão possuir chipsets para suportar os benefícios dos novos cabos, capazes de atingir até 10 gigabits por segundo em velocidade de transferência.

Janpu Hou, vice-presidente da Foci, disse que os novos cabos não usarão fibras de materiais alternativos ao vidro para serem mais acessíveis, pois a qualidade final não seria a mesma. A expectativa de durabilidade de um cabo Light Peak é de até sete mil conexões e desconexões físicas — algo irrelevante para circuitos internos, mas consideravelmente bom para uso em USBs e barramentos do tipo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera iPhone OS 3.1.2 via iTunes [atualizado 4x]

Próx. Post

NVIDIA manterá divisão de chipsets paralisada até resolver briga judicial com a Intel

Posts Relacionados