O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Twitteiros de plantão: o Tweetie 2.0 já está na App Store! [atualizado]

Tweetie 2.0A nova versão do Tweetie — um dos melhores clientes Twitter para iPhones/iPods touch — chegou hoje à App Store. Já havíamos comentado sobre as novidades do novo app, divulgadas pela atebits, e agora é hora de testá-las.

Publicidade

Começando pelo ícone do app, o azul do Tweetie 1.0 foi trocado por este ícone cinza da imagem à esquerda. Mas, deixando os detalhes de lado, vamos ao que interessa!

Address Book

Para os que gostam de deixar o Address Book bem organizado, essa nova funcionalidade cai muito bem! É possível ligar uma conta (arroba) a um contato, inserindo inclusive seu avatar como foto. A única reclamação é quanto à compressão de imagem, que deixa a foto bem estranha na miniatura.

Alertas

Uma das principais mudanças é a notificação de novos tweets, replies e/ou direct messages. Antes, quando você abria o app, somente os tweets eram atualizados; agora, uma luz azul marca no menu — no estilo do próprio Dock do Mac OS — quando há novas mensagens.

Tweetie 2.0

Abrindo o app pela primeira vez, já notei algo de estranho: quase todas as direct messages estavam marcadas como “não-lidas”, sem explicação. Será que foi só dessa vez, ou é um bug? O mais chato é a ausência de um botão para marcar todas como lidas, então ou eu abro todas, ou o alerta ficará lá pra sempre… hehe!

Configurações

No Tweetie 1.0, as configurações ficavam no “Ajustes” (ou “Settings”) do próprio smartphone. Na nova versão, o próprio app tem uma tela para configurar tamanho da fonte, serviços, visualização landscape, entre outras opções.

Retweet (RT)

Agora é bem mais fácil retwittar o que outra pessoa escreveu, já que foi adicionado um botão de “RT”, além de opções de quote (citação) e tradução.

Retweet no Tweetie 2.0 Retweet no Tweetie 2.0

Thread

O recurso do Tweetie para Mac chegou à versão mobile! Clicando em “in reply to…” você pode acompanhar a conversa na ordem de respostas daquele tweet, podendo responder a ele na mesma tela.

Thread no Tweetie 2.0 Thread no Tweetie 2.0

Visualização de perfil

A tela de profile mudou bastante em relação à anterior, permitindo a edição do perfil no próprio app e mantendo um menu na parte de baixo da tela.

Ainda assim, achei um pouco confusa essa nova proposta de tela, que dá mais destaque para os números (followers, following, tweets e favorites) do que as próprias ações de responder e enviar mensagem direta.

Tweetie 1.0 e Tweetie 2.0

. . .

Além dessas, há também o que já comentamos no primeiro artigo sobre a atualização, como as ações offline, localização geográfica, encurtamento de URLs, notificações instantâneas (push) e, é claro, a integração com vídeos para os iPhones 3GS.

Todo mundo parece ter gostado das novidades, mas a maior reclamação foi, com certeza, em relação ao preço. O Tweetie 2.0 é tratado como um novo app, e não só como um update, então mesmo quem já comprou precisará pagar o preço de um cafézinho outros US$3 para ter os novos recursos.

E, enquanto isso, parece que a primeira versão foi retirada da App Store, mas bem que ela poderia continuar como uma opção gratuita e mais limitada, não acham?

O Tweetie tem uma das melhores interfaces que eu conheço e, entre os clientes Twitter, é o que considero melhor. Por esses motivos, penso que vale a pena pagar os tais US$3 lá na App Store e incentivar projetos bacanas como ele.

Resta agora esperar novidades do Tweetie para Mac — de preferência integrando-se com o app de iPhones/iPods touch, para ficar melhor ainda! ;-P

Atualização

Os leitores Gabriel e Guilherme deram a dica para marcar todas as mensagens como lidas. Basta apertar duas vezes o ícone de mensagens diretas para ver a opção “Mark All as Read”.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

TIM (sim, a operadora) lança Brasileirão 09 na iPhone App Store

Próximo Artigo

Clientes finalmente começam a receber os DVDs de upgrade do Mac OS X 10.6 Snow Leopard [atualizado]

Posts Relacionados