O melhor pedaço da Maçã.

Skype 4.0 entra em fase beta no mundo Windows

A Skype Limited anunciou nesta semana a disponibilidade da primeira versão beta do Skype 4.0 para Windows, provavelmente a maior revolução do comunicador instantâneo desde a sua criação. A principal novidade é que o software deixa de funcionar a partir de uma janela flutuante com a lista dos contatos, com uma nova interface que toma toda a tela.

Publicidade

O presidente da empresa, Josh Silverman, comentou as mudanças: “Nossa antiga UI foi criada para conversação de voz. Tomando toda a tela, tal funcionalidade pode agora ser melhor explorada, ao mesmo tempo em que é simplificada. O Skype se torna, também, um melhor cliente para chats via vídeo. Há um novo e grande botão verde de “vídeo-conferência”, além de funcionalidade picture-in-picture (PIP), permitindo que a miniatura que mostra o seu vídeo seja reposicionada na janela.”

Skype 4.0 para Windows

A equipe de desenvolvimento da interface do Skype também procurou dar mais espaço para chats de texto e transferência de arquivos, enquanto conversações estão em andamento. A nova versão possibilitará, ainda, integração com o Metacafe e DailyMotion, mas não com o YouTube — não sei se você sabe, mas há uma rixa entre eles e os caras do Google.

Publicidade

Por enquanto, o Skype 4.0 suporta até 25 participantes simultâneos em conferências por voz, mas em vídeos ele só permite conversas um-para-um. Ainda assim, ele possibilita que, num mesmo chat, pessoas participem por voz e texto — estes, é claro, só ouviriam o áudio. Em comparação, o iChat, da Apple, aceita até 10 participantes em chats de voz e 4 em vídeo-conferências.

Skype 4.0 para Windows

Publicidade

Outra grande novidade da nova versão do Skype é seu sistema de gerenciamento de conversas e de contatos. Ele permite a importação automática de contatos do Outlook, Outlook Express, Hotmail e Yahoo! Mail. Pois é, mais uma vez o Gmail ficou de fora — difícil dizer quem sai perdendo mais nessa história, Google ou Skype.

Ainda sem uma previsão oficial de lançamento do Skype 4.0 para Windows, é difícil dizer quando e se tais novidades serão implementadas também na versão para o Mac OS X. Controlada pelo eBay, a rede Skype conta hoje com 309 milhões de usuários registrados e revelou um faturamento de US$126 milhões no primeiro trimestre de 2008.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Joy of Tech: o Firefox se entrega ao mundo

Próx. Post

Steve Jobs possui 91% de aprovação entre seus empregados

Posts Relacionados