O melhor pedaço da Maçã.

Integração do iPhoto com o Flickr gera insatisfação entre usuários

Ícone do iPhoto

O iPhoto ’09 foi a primeira versão (e única, até agora) do aplicativo comercial de organização e edição de fotos da Apple a incluir integração com redes sociais, começando pelo Facebook e pelo Flickr, que pode ser considerado o mais popular nesse sentido. Contudo, assim como qualquer integração de serviços entre o desktop e a internet possui algum porém, nem tudo funciona às mil maravilhas entre o iPhoto e esses sites populares, algo que curiosamente vem sendo bastante destacado nos últimos dias.

Publicidade

Flickr + iPhoto

Vamos nos focar na relação do Flickr com o iPhoto, que, como o TechCrunch relatou hoje, está gerando mais reclamações. Quando você cria um álbum integrado entre ambos, uma sincronização de dados rola por debaixo dos panos para basicamente qualquer coisa, desde alterar uma legenda em um dos produtos até editar a posição geográfica de uma foto (julgando que ela não tenha sido marcada com uma tag geográfica pela câmera). Tudo isso é bom e útil, mas a forma como a Apple trata o termo “sincronização” nesse assunto é bem estranha.

Em um álbum do iPhoto, se você apagar uma foto enviada para o Flickr, ela é, de fato, apagada do set enviado para o serviço do Yahoo! — até aqui, tudo bem para mim: você queria que ela fosse removida de um álbum enviado para o site, então ela deveria sumir do set de lá também. Mas no Flickr, os sets são tratados de forma independente da biblioteca, de maneira que remover uma foto de um deles não deveria removê-la da sua coleção inteira.

Publicidade

Isso já foi motivo de dor de cabeça para muita gente, mas ainda falta a pior parte: ao enviar um evento/álbum de uma biblioteca do iPhoto para o Flickr, os usuários esperam que as informações atualizadas entre as fotos presentes nos dois serviços não interfiram nos arquivos em si, de forma que seja possível interromper essa sincronização quando desejado sem afetar as duas versões de uma mesma foto. Todavia, a Apple não desenvolveu o recurso desse jetio, e sim como acontece na MobileMe Gallery: para as fotos estarem na web, é obrigatório que o iPhoto controle tudo.

iPhoto + Flickr

Pense na quantidade de pessoas que odiaram ver centenas ou até milhares de fotos e sets desaparecerem do Flickr, após interromper a ligação com o iPhoto, pensando que isso apenas afetaria a troca de metadados entre ambos. Como é possível ver na screenshot acima, porém, essa consequência não fica clara para os usuários, que acabam fazendo isso sem saber.

A única forma de burlar isso é indo até o Flickr e movendo as fotos do set integrado ao iPhoto para outro lugar, o que não deveria ser necessário. Muita gente vem reclamando disso desde o lançamento do iLife ’09, mas apenas recentemente o serviço do Yahoo! anunciou que investigará com a Apple algum meio de aprimorar a sua relação com o aplicativo dela — se bem que impedir outros aplicativos de apagar o conteúdo presente no Flickr já seria um bom começo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cardreader transforma iPhone 3GS em scanner de cartões de visita

Próx. Post

Google habilita pré-visualização do Docs no Gmail Labs

Posts Relacionados