Conforme havia sido previsto na semana passada, a Mozilla liberou hoje a primeira beta do próximo Firefox. A versão 3.6 (codinome Namoroka) deveria ter sido lançada nesse estágio ainda no mês passado, mas continua a caminho do lançamento para usuários finais em 2009.
O update não trará mudanças grandes para quem o utiliza, mas faz do navegador um ambiente bem melhor para passar o dia na web. Em HTML ou JavaScript, ele não é mais veloz do que Safari e Chrome, porém o Firefox como um aplicativo completo está mais rápido, desde o tempo de inicialização até a hora de lidar com plugins pesados no Mac OS X, como o Adobe Flash Player.
No lançamento da sua versão alpha, comentamos sobre a possibilidade de selecionar abas de forma visual por meio do atalho Ctrl + Tab (de forma semelhante ao Command + Tab para aplicativos), e ele ainda está disponível para ativação manual na página oculta about:config
— use o seu campo de busca na parte superior para filtrar a opção browser.ctrlTab.previews
e dê dois cliques para mudá-la de false
para true
. No Windows 7, as miniaturas das páginas abertas também podem ser visualizadas pela barra de tarefas.
Além disso, o novo navegador traz melhorias no autopreenchimento de formulários e no uso da barra de endereços, além de dispensar a extensão Personas para instalar temas “leves” (que não precisam reinicializar o browser para instalar). Por ser uma revisão geral do Firefox 3.5 com poucos recursos novos, é provável que a Mozilla ofereça a versão 3.6 como um update modesto em relação à atual, algo confirmado recentemente pela Softpedia.
O Firefox 3.6 Beta 1 ainda não foi oficializado no site da Mozilla, mas está disponível para download em seus servidores, com versões para Mac (19,5MB), Linux (9,7MB) e Windows (8MB).
[via Download Squad]