A firma de consultoria A.T. Kearney divulgou ontem o resultado de um novo estudo The Global Champions 2009, destacando que empresas conseguiram continuar firmes e fortes mesmo em meio à recessão econômica mundial.
Este ano, a Nintendo veio em 1º lugar, seguida do Google e então da Apple. A Amazon.com aparece na 17ª posição, e a nossa Petrobras vem em 22ª.
As 25 empresas do ranking estão entre as 2.500 maiores do mundo e, segundo a A.T. Kearney, superaram concorrentes “dramaticamente” durante cinco anos terminados com a crise econômica, registrando uma média anual de crescimento de 15% entre 2004 e 2008, enquanto a média de todas juntas foi de -8% (sim, negativo). A Apple, particularmente, conquistou um crescimento médio de vendas de 41%, com crescimento médio de valor de 24%.
Só para entrar na lista, as companhias precisaram ter vendas superiores a US$10 milhões durante o ano de 2008, com pelo menos 25% disso fora da região de sua sede principal. A Apple foi elogiada por conseguir satisfazer às demandas de novos consumidores com um estilo de vida simplificado e mais completo.
[via MacNN]