O melhor pedaço da Maçã.

Apple sugere tecnologia universal de baterias para dispositivos móveis

Um pedido de patente da Apple publicado recentemente descreve um sistema universal e inteligente de baterias recarregáveis, que estaria sendo desenvolvido com o objetivo de ser usado em uma enorme variedade de aparelhos eletrônicos, desde celulares até computadores portáteis. Visando aumentar o poder de portabilidade dos usuários, o documento sugere que diferentes fontes de energia em diferentes dispositivos seriam compatíveis uns com os outros, tendo o Mac com o centro de gerenciamento do estado de uso de todos eles.

Publicidade

Patente da Apple para Sistema de Gerenciamento de Baterias

Desktops e portáteis contariam com slots integrados para baterias, dispensando a necessidade de um carregador para cada aparelho eletrônico que precise de uma recarga. Mas não é apenas por isso que Macs seriam o centro desse sistema de baterias universais: eles seriam capazes de monitorar o estado das fontes de energia de cada dispositivo — já que estaria monitorando por completo o seu status de funcionamento –, alertando o usuário sobre quais delas estariam precisando de recarga.

Esses alertas seriam enviados com tempo suficiente para salvar configurações ou encerrar tarefas, caso preciso. Assim, é possível concluir que esse sistema é capaz de monitorar dispositivos em tempo real e não aguardar por um alerta de desligamento repentino por falta de energia para alertar o usuário. Em locais com Macs conectados em rede isso funcionaria ainda melhor, permitindo visualizar onde uma bateria carregada está disponível para seu dispositivo.

Exemplos de baterias universais em patentes da Apple
Exemplos de baterias universais em patentes da Apple

Como centro desse sistema de gerenciamento, o Mac seria capaz de acompanhar o histórico de recargas realizadas e de ciclos de recarga consumidos por cada bateria, facilitando a otimização delas depois de um certo tempo de uso. Além disso, ela também poderia se comunicar com seu respectivo dispositivo, otimizando o consumo de energia e oferecendo maior segurança para ele, em caso de curtos.

Esquemas de monitoramento entre bateria e dispositivo
Esquemas de monitoramento entre bateria e dispositivo

No final da vida útil de uma fonte de energia, o usuário também teria acesso a informações sobre como proceder para substituí-la e descartá-la de forma consciente, recebendo sugestões de “lojas de varejo” e “assistências técnicas” como locais a serem procurados para isso.

[Dica do Alexander Novarro, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novos rumores dizem que Apple está mesmo trabalhando em iPhones com chips multi-core

Próx. Post

Microsoft libera pequeno update (7.0.2) do Messenger para Mac

Posts Relacionados