O melhor pedaço da Maçã.

Apple encerra projeto de código aberto que levaria ZFS ao Mac OS X

Nada do ZFS novamente...A história da Apple com o sistema de arquivos ZFS parece ter chegado ao fim hoje: o projeto de código aberto que existia na Mac OS Forge está sendo permanentemente tirado do ar, incluindo as listas de discussão usadas pelos desenvolvedores e o repositório público. Assim, chegam ao fim as chances de o avançado sistema de arquivos criado pela Sun chegar um dia ao sistema da Maçã.

Publicidade

Esse sistema de arquivos era apostado para se tornar o padrão do Mac OS X quando o projeto foi aberto, em 2007. No entanto, a versão que estava em desenvolvimento na época, a 10.5 Leopard, chegou ao mercado em outubro daquele ano contendo apenas funções de leitura de volumes formatados em ZFS.

Depois, no primeiro anúncio da Apple sobre o Snow Leopard, feito em 2008, ficou bastante claro que o novo sistema operacional traria suporte a ZFS — essa informação chegou a aparecer na descrição online do produto. Mais tarde, porém, ela acabou sendo editada e, quando ele foi lançado no mercado há quase dois meses, até o suporte já existente para leitura de volumes virou pó. Descontinuar o projeto open source até que demorou.

Segundo John Gruber, responsável pelo Daring Fireball, descontinuar o ZFS no Snow Leopard não foi uma atitude tomada por questões técnicas ou problemas de engenharia, mas sim por problemas legais que devem ter ido bater à porta da Apple durante o desenvolvimento da tecnologia no Mac OS X. Várias especulações sobre o assunto já foram levantadas no passado, geradas pela Sun — que mais tarde entrou no carrinho de compras da Oracle — e também por disputas de patente.

Nenhum desses fatos, no entanto, foi confirmado pela Apple ou pelas companhias envolvidas, enterrando o projeto relacionado ao Mac OS X sem nenhuma explicação concreta. Gruber, porém, manteve viva a possibilidade de a empresa estar fazendo experimentos na área de sistemas de arquivos — e, coincidentemente, ela está contratando gente para trabalhar com isso.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Processo contra a Nokia poderá custar US$1 bilhão à Apple

Próx. Post

Saiu pela culatra: propaganda de app para Android aumenta vendas de outro, na App Store

Posts Relacionados