O melhor pedaço da Maçã.

Pessoas com problemas de formação de memórias novas encontram auxílio em iGadgets

David Dorey, sua esposa e seu iPod

Certamente você já viu Como se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates), uma “dramédia” romântica que mostra os desafios na vida de uma moça que esquece dos acontecimentos do dia sempre que dorme. A doença dela não existe, mas há um transtorno bem real que impede a formação de novas memórias: um indivíduo consegue lembrar de coisas que aconteceram no passado, mas ele pode perguntar o nome de um estranho 50 vezes seguidas ao longo de poucas horas — e todas as vezes será como se estivesse vendo a pessoa pela primeira vez.

Publicidade

O YorkRegion.com publicou hoje uma reportagem tocante sobre um grupo de pacientes que encontrou em iGadgets as ferramentas perfeitas para ajudar na retomada de uma vida quase normal. Com acesso rápido e fácil a anotações, listas, vídeos, fotografias e alertas, pessoas que não conseguem lembrar de tarefas banais (ou até mesmo acompanhar o enredo de um filme, pois na metade elas já esqueceram do começo) se tornam capazes de lidar com suas limitações.

David Dorey, sua esposa e seu iPodDavid Dorey, por exemplo, não desgruda de seu iPod touch para nada: graças ao gadget, ele pode registrar eventos do dia e receber alertas constantes sobre que atividades já fez e onde está.

Dorey participa do Memory Link, um programa da Baycrest em que pacientes com amnésia são ensinados a operar o iOS e então passam a usá-lo em seu dia-a-dia. Isso só é possível porque o tipo de memória que retém informações sobre tarefas mecânicas (como andar de bicicleta) normalmente não é afetada em distúrbios que impedem a formação ou recuperação de lembranças.

Publicidade

O melhor de tudo é que esses pacientes não se sentem “à parte” por precisarem da ajuda desses aparelhos: em meio a pessoas completamente saudáveis que não param de checar seus smartphones, os pacientes neste experimento não sentem nenhuma vergonha de recorrer sempre a seus iPhones e iPods.

[via TUAW]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Com o AutocorrectBeeper, o OS X Lion emite um alerta sonoro antes de corrigir palavras

Próx. Post

Infográficos: salvando um documento, antes e depois do OS X Lion

Posts Relacionados