O melhor pedaço da Maçã.

Por que a Siri na Apple TV está limitada a 8 países?

A Siri está atualmente disponível em 28 países1Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Itália, Japão, México, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido, República da Coreia, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan e Turquia. e fala 10 idiomas2Inglês, espanhol, francês, alemão, japonês, mandarim, cantonês, italiano, coreano e, é claro, português. — tudo isso respeitando as regionalidades de cada um. Mas por que, então, a assistente virtual está presente na Apple TV em apenas 8 países3Alemanha (em alemão), Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido (em inglês), Espanha (em espanhol), França (em francês) e Japão (em japonês).?

Publicidade

A Apple até mesmo diferenciou o nome do controle remoto da set-top box nesses países. Apesar de eles serem exatamente iguais no mundo todo, nesses 8 locais o nome do controle é Siri Remote, enquanto que no resto do mundo é Apple TV Remote com Touch.

Siri Remote/Apple TV Remote com Touch

Reparem que no controle há um botão com o ícone de um microfone (Siri). Com a Apple TV configurada para um desses 8 países, ao apertá-lo a Siri entra em ação; nos outros, você é levado diretamente à interface de busca do tvOS. Mas voltando à pergunta: por que a assistente virtual está presente na Apple TV em apenas 8 países?

Publicidade

De acordo com o site macprime.ch [Google Tradutor], que disse ter conversado com empregados da Apple, isso tem a ver com as diversas otimizações que a Maçã teria feito para que a assistente reconheça o que o usuário está dizendo, principalmente envolvendo nomes de filmes, séries, atores, diretores, etc.

Como a pronúncia varia bastante a depender da região, a Apple estaria trabalhando de forma intensa para que a Siri consiga entender tudo independentemente do sotaque da pessoa.

Alguns podem questionar que esse tipo de problema existe no iOS. E é verdade. O “problema”, aqui, é que filmes e séries de TV são uma parte muito fundamental da Apple TV e a experiência, ao menos agora, não seria de acordo com o que a empresa deseja caso esses outros idiomas/países estivessem no bolo. Além disso, no iPhone sempre existe a opção de recorrer ao teclado para escrever algo que a Siri não tenha entendido, coisa que fica bem complicado na Apple TV, especialmente com o atual incompatibilidade do app Remote.

Busca na Apple TV

Ok, tudo bem. A “desculpa” é aceitável e a gente sabe que a Apple está trabalhando para expandir as capacidades da Siri para mais e mais países o quanto antes. Mas o que incomoda nessa história é que nós, usuários, poderíamos ajudar nessa tarefa. Quem adquiriu um iPhone 6s e ativou o recurso “E aí Siri” sabe do que eu estou falando. O tvOS poderia muito bem oferecer uma forma de permitir que usuários repetissem alguns nomes complicados/específicos para ajudar a Siri a entender o som desses nomes com um determinado sotaque, bem como permitir que a pessoa envie um feedback caso uma determinada busca por voz seja mal interpretada. Tenho certeza de que a curva de aprendizagem da assistente seria bem melhor do que com a Apple fazendo tudo isso sozinha.

Publicidade

É verdade que a experiência, ao menos nesse começo, seria um pouco prejudicada. Mas é para isso que existem versões beta de sistemas — a Apple poderia muito bem liberar a Siri em versão de testes nesses outros países, deixando claro para usuários que a experiência ainda não está totalmente satisfatória, perguntando se mesmo assim gostariam de cooperar para que tudo melhorasse de forma mais rápida.

[via 9to5Mac]

Notas de rodapé

  • 1
    Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Itália, Japão, México, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido, República da Coreia, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan e Turquia.
  • 2
    Inglês, espanhol, francês, alemão, japonês, mandarim, cantonês, italiano, coreano e, é claro, português.
  • 3
    Alemanha (em alemão), Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido (em inglês), Espanha (em espanhol), França (em francês) e Japão (em japonês).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Por menos de R$350, lojinhas na China “atualizam” iPhones de 16GB para 128GB

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Domino Drop, EverPass, PDFelement e mais!

Posts Relacionados