O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Com a arquitetura Cortex-A5, ARM levará multi-core para dispositivos móveis de baixo custo

Nesta semana, a ARM lançou mais uma arquitetura de processador, aproveitando a sua presença em uma conferência grande na área, a techcon3. A nova Cortex-A5 foi desenvolvida para acelerar drasticamente a performance de dispositivos móveis de baixo custo, com o dobro da eficiência energética da arquitetura anterior e carregando toda a bagagem tecnológica de alto nível já encontrada em aparelhos como o iPhone 3GS e os novos iPods touch.

Publicidade

ARM Cortex-A5

Isso permitiu à sua fabricante incluir algumas funções extras interessantes, como os vetores de instruções NEON para aprimorar o desempenho do hardware ao lidar com multimídia e outras tarefas. Isso possibilita que os processadores baseados nesse design possam acelerar até conteúdo do Flash Player no futuro, especialmente quando a versão 10.1 dele sair do forno.

Mas a melhor parte dessa arquitetura é que ela não só permite a construção de processadores de baixa voltagem com apenas um núcleo, mas fabricantes também podem adicionar núcleos extras, criando processadores quad-core para dispositivos que um dia poderemos levar em nossos bolsos. Será algo excelente para handhelds de baixo custo e, por ser compatível com os mesmos compiladores de aplicativos da plataforma móvel da Apple, poderá ser usado em iPhones e iPods touch um dia.

Publicidade

Essa iniciativa poderá trazer desafios, especialmente para desenvolvedores, pois esses núcleos não servirão para nada se você não puder tirar proveito deles com linhas de código. A resposta padrão para a indústria nesse caso são os famosos threads, mas nada seria tão eficiente quanto contar com APIs e tecnologias especiais nas grandes plataformas móveis (algo como o Grand Central Dispatch, do Snow Leopard), capazes de reduzir o trabalho com código necessário para otimizar a performance de um aplicativo rodando em múltiplos núcleos.

[via Electronista]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Que a Força esteja com você, pois STAR WARS: Trench Run já foi anunciado para iPhone/iPod touch

Próximo Artigo

O primeiro contato com os novos Macs

Posts Relacionados