O melhor pedaço da Maçã.

SheepShaver traz o ambiente Classic de volta ao Mac OS X

Quem usa Mac há alguns anos talvez conheça o ambiente Classic, criado pela Apple para permitir a execução de aplicativos do Mac OS clássico (9.x ou inferiores) dentro das versões posteriores do sistema, algo que teoricamente era impossível nativamente devido às enormes diferenças técnicas de um em relação ao outro. Quando um software muito antigo precisava ser rodado, era preciso carregar todo o sistema clássico da Maçã dentro do Mac OS X.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BlpdwERLmf8[/youtube]

Obviamente, a Apple não acha isso mais necessário hoje em dia — o ambiente Classic deixou de ser suportado no Leopard —, julgando que as versões mais recentes do seu sistema vêm sendo usadas em peso pela comunidade de usuários de Mac nos últimos oito anos. Mas caso você se depare com a necessidade de obter algo no sistema clássico, ou então queira relembrar/conhecer como eram as coisas antes do Mac OS X, é possível usar o SheepShaver para fazer isso.

Trata-se de um emulador PowerPC que pode rodar até dentro de Macs Intel com o Snow Leopard, permitindo a você instalar o System 7.5.2 ou superiores (a partir de um CD ou de uma imagem virtual que pode ser encontrada pela internet) na sua máquina atual — algo bem from nerds to nerds, mas que pode render alguns momentos de diversão. Há outros aplicativos específicos para rodar versões anteriores a essas — o E-Maculation reúne todos —, mas aí vai do gosto e da coragem de cada um.

A principal diferença do SheepShaver em relação ao Classic imposto pela Apple é que ele carrega toda a interface do Mac OS 9 (ou qualquer outro suportado), comparando-se a uma solução de virtualização — ou então a um compartilhamento de tela com outro usuário. Ah, e uma vez que você configure tudo direitinho, é possível habilitar áudio, internet e até trocar arquivos entre o Mac OS X e o sistema “clássico”.

Infelizmente, não vou poder entrar em detalhes sobre como configurar o SheepShaver e instalar uma versão antiga do Mac OS, porque isso não é uma tarefa muito fácil e é bem demorada. Contudo, é possível encontrar instruções para isso no site da E-Maculation, onde o aplicativo está disponível para download (785KB). Navegando pela web, também encontrei mais uma coisa que vale a pena conferir: um excelente passo-a-passo sobre o assunto, criado por um brasileiro.

[via TidBITS]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

FIFA 10 para iPhone já ganha atualização e incorpora modo multiplayer via Bluetooth

Próx. Post

blackra1n RC2 já está disponível para download

Posts Relacionados