O melhor pedaço da Maçã.

FCC quer explorar “métodos alternativos” para acomodar largura de banda para aparelhos como o iPhone

Julius Genachowski, presidente da FCC, falou recentemente com um repórter da revista BusinessWeek sobre diversos assuntos ligados à telefonia móvel, mas um dos que mais chamou a atenção tratou das capacidades atuais do espectro de frequência disponível para serviços de telefonia móvel nos Estados Unidos. De acordo com ele, aparelhos como o iPhone poderão torná-lo incapaz de suprir as necessidades das operadoras no futuro.

Publicidade

Chairman da FCC

Genachowski ressaltou a importância de um plano adequado de ampliação do espectro de frequência para esse setor, que atenda às projeções de uso dos serviços de telefonia móvel a longo prazo. O tempo necessário para possíveis alterações tomarem efeito é a maior justificativa para que isso seja definido em breve; portanto, a FCC está de olho em possíveis inovações nessa área, a fim de evitar que os EUA também passem por apuros na tentativa de suportar tantos smartphones no futuro.

Dentre as ideias sendo estudadas, destacam-se o licenciamento secundário de espectro de frequência e o investimento em formas não-licenciadas. O líder da FCC também comandou a aprovação das novas regras de neutralidade de rede para os EUA e, por tratar-se de um aparelho com tanto poder de acesso à web, o iPhone relaciona-se diretamente com essas novas ideias propostas pelo governo.

Publicidade

Elas também estão trazendo ao mercado princípios que deverão ser seguidos pelas empresas do setor de telecomunicações, como liberdade de acesso a conteúdo legalizado para distribuição, liberdade de uso de aplicativos da escolha (legal) dos usuários e a não-discriminação de certos tipos de conteúdo entre operadoras e aparelhos. O impacto dessas novidades fará a FCC ficar ainda mais ligada em casos como o da App Store com o Google Voice.

[via: AppleInsider | imagem: iClarified]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chefe da Symbian chama Apple de “gananciosa” e Google de “diabólico”

Próx. Post

LocaTop para iPhone OS indica filmes bacanas antes de você ir à locadora

Posts Relacionados