Em português, muitos de vocês devem conhecê-lo como Descobridores de Catan (Settlers of Catan). Pois bem: o famoso jogo de tabuleiro (criado em 1995) chegou na semana passada à iPhone App Store com o nome de Catan, desenvolvido pela Exozet Games em parceria com o designer Klaus Teuber, e publicado pela United Soft Media.
O game é baseado numa ilha tropical, onde você e outros três jogadores chegam e começam a explorar. O objetivo é conquistar dez pontos de vitória, capturando colônias e construindo estradas.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
No iPhone, Catan permite que o jogador enfrente amigos ou a inteligência artificial do aparelho, mas a má notícia é que (por enquanto) ele não tem um modo multiplayer sem fio, ou seja, todos brincam um de cada vez.
Compatível com o firmware 2.1 ou superior de iPhones/iPods touch, “Catan – The First Island” custa US$5 na App Store (14,2MB) e está disponível em inglês, alemão, francês, espanhol, holandês e, para a nossa felicidade, português. A desenvolvedora já promete updates com expansões, mais opções de jogo e cenários ainda mais bacanas.