A ngmoco:) lançou o Eliminate Pro há apenas três dias, mas isso já foi tempo suficiente para ele despontar como número um entre os apps gratuitos da loja — que dirá com um baita destaque como este, que a Apple colocou na página inicial da App Store.
A estratégia da desenvolvedora, com seu novo jogo, é bastante ousada: mesmo com uma qualidade e complexidade justificáveis para um título de US$3, US$5 ou até US$10, o Eliminate Pro foi disponibilizado gratuitamente na App Store, visando a obter lucros através da compra de itens internos, via In App Purchases. Conforme noticiamos em meados de outubro, o recurso está agora disponível também para títulos gratuitos.
E não é que o Eliminate Pro já fez história, sendo o primeiro app gratuito a entrar para a lista Top Grossing da App Store?
Caso você não saiba, este ranking lista os apps mais lucrativos da loja, isto é, os que geram mais receita para os desenvolvedores (e, consequentemente, para a Apple). Ou seja, a cada TomTom de US$80 vendido por lá, um app de US$1 precisa ser vendido 80 vezes para igualar a sua receita.
Isso por si só, antes de mais nada, já comprova algo de que muitos tinham dúvida: que o Top Grossing de fato considera as receitas obtidas através de In App Purchases. Ou seja, abre-se aí uma nova oportunidade estrondosa de lucro nesse mercado.
No Eliminate Pro, o principal item disponível para os jogadores comprarem é “energia”, um componente necessário para que o usuário obtenha experiência e desbloqueie itens enquanto está brincando. Os preços variam de US$1 (para 20 células de força) a US$40 (para um total de 1.350 células). É bom deixar claro que essa compra não é necessária, visto que a energia do jogador se recupera automaticamente, com o tempo. Todavia, o aparecimento do Eliminate Pro no ranking mostra que há muita gente disposta a gastar mais para se divertir.
É curioso observar que a lista de Top Grossing é bastante dinâmica. Ontem, no final do dia, eu cheguei a ver o Eliminate Pro aproximando-se da 20ª colocação, mas hoje — conforme você pode ver na screenshot acima — ele está na 57ª. Isso deve ter a ver, é claro, com a intensidade e a quantidade de pessoas jogando-o em todo o mundo, que deve acompanhar o número de itens vendidos dentro do game.
De acordo com o TechCrunch, o Eliminate Pro já foi baixado mais de 500 mil vezes, a uma taxa de 25 mil por hora. No geral, apps gratuitos são baixados de 10 a 20 vezes mais que títulos pagos.
[via VentureBeat]