O melhor pedaço da Maçã.

Rumor alega que experimentos com chips RFID estão sendo conduzidos pela Apple em iPhones

iPhone 3GS deitado, de lado

No final da tarde de hoje, voltou a circular na internet o rumor de que um protótipo de iPhone com chip RFID pode ter sido preparado pela Apple e experimentos com a tecnologia estariam sendo conduzidos pela empresa para uso em uma futura geração do aparelho. A informação veio de uma fonte ligada a Einar Rosenberg, que trabalha para o Near Field Communications World cuidando de um grupo do site no LinkedIn.

Publicidade
[vimeo]http://vimeo.com/4147129[/vimeo]

O vídeo acima mostra uma aplicação desse hardware especial em uma unidade do smartphone da Apple, controlando a reprodução de conteúdo em um aplicativo conforme lê, por radiofrequência, informações e tags de identificação presentes nos brinquedos. No entanto, essa tecnologia pode habilitar em celulares possibilidades que ainda não foram muito exploradas pelas fabricantes deste setor — nem mesmo por outros setores tecnológicos.

De acordo com Rosenberg, o trabalho na área gera bons resultados e o recurso poderá estar presente em uma futura geração do iPhone. Setores de atuação da tecnologia não foram citados com precisão, mas o rumor menciona “reconhecimento de serviço” e “sincronização”, que não significam muita coisa, mas, dependendo de como forem explorados pela Apple, motivarão cada fabricante de dispositivos móveis a adotar a tecnologia para recursos semelhantes, segundo o rumor.

Publicidade

Habilitar identificação por radiofrequência em gadgets como o iPhone ainda não foi uma proeza atingida por muitos produtos, então o boato trará grandes novidades, caso seja verdadeiro. Em combinação com redes sem fio, essa tecnologia é considerada forte candidata a trazer para o mercado dispositivos que se comuniquem no mesmo ambiente, possibilitando diversos recursos de interação entre si.

Toda essa especulação poderia ser falsa, mas é importante lembrar que a Apple possui patentes sobre o assunto registradas nos Estados Unidos, cobrindo todo o necessário para integrar hardware RFID. Se elas existem, de alguma maneira a empresa trabalhou com essa tecnologia.

[via 9 to 5 Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cocktail 4.6 (Snow Leopard Edition) oferece diversas configurações para o QuickTime X

Próx. Post

Mozilla libera Firefox 3.5.5 para download

Posts Relacionados