nós dissemos em setembro de 2007 continua sendo verdade hoje, 6 de novembro de 2009: não existem vírus para Mac OS X. Antes de você, usuário de Windows, vir nos atacar, dê uma boa lida na definição de vírus (a Wikipédia dá pro gasto).
O queAs poucas ameaças ao Mac OS X que surgiram recentemente (1, 2, 3, 4 e 5 — cinco, isso mesmo, nos últimos seis meses!) são cavalos de Troia, algo completamente diferente. Todos eles possuem em comum o seguinte: necessitam que o objeto que se encontra entre a cadeira e o teclado realize uma ação para se autoinfectar, e ainda digite a sua senha de administrador para isso.
O discurso é sempre o mesmo: “Macs não são alvo de criadores de vírus porque o seu market share é ínfimo [sic]”, como se não existissem trocentos crackers no mundo loucos para se tornarem os primeiros a desenvolver um vírus para o Mac OS X e irem para a capa das principais revistas e jornais de todo o mundo. Heh.
Esta semana, quem veio dizer isso pela enésima vez foi Dmitri Alperovitch, vice-presidente de pesquisas de ameaças da… McAfee! Sim, aquela empresa, que ganha dinheiro vendendo antivírus para Mac e já pretende lançar algo semelhante para iPhone. Munir Kotadia, jornalista especializado em segurança na internet, não aguentou ouvir isso em seu último artigo para a SC Magazine Australia/NZ, confira:
É incrível como esses “experts” em segurança continuam negando a superioridade do Mac OS X em relação ao Windows, enquanto o que mais se vê hoje em dia em conferências e eventos relacionados são pessoas usando MacBooks e MacBooks Pro.
Ah, um detalhe: Alperovitch também tem o dele. “Eu uso um Mac porque eu o considero um ótimo computador e não necessariamente por qualquer segurança que ele possa ou não oferecer. Ele é uma excelente máquina, que possui capacidades baseadas em Unix e que é bem fácil de usar”, afirmou. Tá. 😉
Isso tudo me deu uma ideia pruma nova enquete. Fiquem ligados.