O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

E os “experts” em segurança continuam negando a profundidade de segurança do Mac OS X…

O que nós dissemos em setembro de 2007 continua sendo verdade hoje, 6 de novembro de 2009: não existem vírus para Mac OS X. Antes de você, usuário de Windows, vir nos atacar, dê uma boa lida na definição de vírus (a Wikipédia dá pro gasto).

Publicidade

As poucas ameaças ao Mac OS X que surgiram recentemente (1, 2, 3, 4 e 5 — cinco, isso mesmo, nos últimos seis meses!) são cavalos de Troia, algo completamente diferente. Todos eles possuem em comum o seguinte: necessitam que o objeto que se encontra entre a cadeira e o teclado realize uma ação para se autoinfectar, e ainda digite a sua senha de administrador para isso.

O discurso é sempre o mesmo: “Macs não são alvo de criadores de vírus porque o seu market share é ínfimo [sic]”, como se não existissem trocentos crackers no mundo loucos para se tornarem os primeiros a desenvolver um vírus para o Mac OS X e irem para a capa das principais revistas e jornais de todo o mundo. Heh.

Esta semana, quem veio dizer isso pela enésima vez foi Dmitri Alperovitch, vice-presidente de pesquisas de ameaças da… McAfee! Sim, aquela empresa, que ganha dinheiro vendendo antivírus para Mac e já pretende lançar algo semelhante para iPhone. Munir Kotadia, jornalista especializado em segurança na internet, não aguentou ouvir isso em seu último artigo para a SC Magazine Australia/NZ, confira:

Publicidade

É incrível como esses “experts” em segurança continuam negando a superioridade do Mac OS X em relação ao Windows, enquanto o que mais se vê hoje em dia em conferências e eventos relacionados são pessoas usando MacBooks e MacBooks Pro.

Ah, um detalhe: Alperovitch também tem o dele. “Eu uso um Mac porque eu o considero um ótimo computador e não necessariamente por qualquer segurança que ele possa ou não oferecer. Ele é uma excelente máquina, que possui capacidades baseadas em Unix e que é bem fácil de usar”, afirmou. Tá. 😉

Isso tudo me deu uma ideia pruma nova enquete. Fiquem ligados.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Desenvolvedora de jogos para iPhone/iPod touch é acusada de "espionagem" por usuário

Próximo Artigo

Review aprofundado do Magic Mouse

Posts Relacionados