O melhor pedaço da Maçã.
iPhones 15 Pro e 15 Pro Max

iPhone 15 Pro Max tem GPU superada pelo Galaxy S23 Ultra em teste

Apesar de ser o primeiro smartphone a chegar ao mercado com um chip feito em um processo de 3 nanômetros, o iPhone 15 Pro Max foi superado pelo seu principal concorrente, o Samsung Galaxy S23 Ultra, em matéria de GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.. Mesmo com resultados de benchmarks demonstrando ganhos de desempenho, a performance gráfica do novo iPhone não se mostrou tão estável quanto a do aparelho da sul-coreana — cujo chip (o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy) é fabricado numa litografia de 4nm.

Publicidade

Como repercutido pelo SamMobile, testes conduzidos nos dois aparelhos pelo canal do YouTube coreano BullsLab usando o aplicativo de benchmark 3DMark Wildlife Extreme mostraram as diferenças entre os dispositivos em matéria de GPU. Esse app faz diversas rodadas de um teste gráfico, de modo a medir não apenas o desempenho máximo das GPUs, mas também a estabilidade em meio a situações de estresse.

Ao final da primeira rodada, o Galaxy S23 Ultra obteve 3.886 pontos, contra 3.608 do iPhone 15 Pro Max. O que mais pesou contra o aparelho da Apple foi a grande diferença do seu desempenho no segundo teste em comparação ao primeiro: nessa etapa, foram obtidos 2.843 pontos, representando 22% a menos após apenas uma rodada.

A pontuação do dispositivo da Samsung, em contrapartida, registrou uma queda de 28%, caindo para 2.794, porém apenas na vigésima rodada. Na segunda etapa, a queda foi marginal, tendo o aparelho marcado 3.821 pontos, com a pontuação reduzindo gradualmente ao longo das rodadas. Isso mostra como o iPhone tem dificuldade de manter o desempenho da GPU ao ser altamente demandado.

Em azul, pontuações atingidas pelo Galaxy S23 Ultra, e, em vermelho, pelo iPhone 15 Pro Max.

Esta é a primeira vez que um aparelho da Samsung supera um iPhone em desempenho de GPU. É possível que o resultado aquém da concorrência do novo aparelho da Maçã seja uma consequência de problemas de superaquecimento, mau gerenciamento e má dissipação de calor — e não exatamente de um processador ou de uma GPU que tenham capacidades inferiores.

Publicidade

O aparelho da sul-coreana conta, por exemplo, com um sistema de câmaras de vapor para resfriar o aparelho, enquanto o iPhone 15 Pro Max não tem nenhum mecanismo desse tipo. A promessa da Apple de que o chip A17 Pro teria uma performance de GPU 20% maior que a do A16 Bionic, desse modo, pode ter como obstáculo à questão do superaquecimento.


Comprar iPhones 15 Pro e 15 Pro Max de Apple Preço à vista: a partir de R$8.369,10
Preço parcelado: a partir de R$9.299,00 em até 12x
Cores: titânio natural, titânio azul, titânio branco e titânio preto
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá implementar chip A17 menos potente nos “iPhones 16”

Próx. Post

Promoções na App Store: Bird Sound Identifier, Veil, Silenz e mais!

Posts Relacionados