O melhor pedaço da Maçã.

Aplicativo para iPhone diagnosticará doenças pela tosse

Garoto com iPhone na boca

Aonde vamos parar? 😉 Quando se fala por aí que os smartphones estão se tornando tão inteligentes que só faltam lavar pratos e passar roupa, dá até pra entender o exagero. Veja só a última novidade: cientistas americanos e australianos se juntaram no desenvolvimento de um app que permitirá ao usuário tossir e rapidamente obter um diagnóstico de sua situação.

Publicidade

A companhia por trás da pesquisa — apoiada pela Fundação Bill e Melinda Gates, diga-se, que já investiu nela pelo menos US$100 mil — se chama STAR Analytical Services (PDF, 37,2KB), e afirma que a tecnologia permitirá que o usuário descubra se está resfriado, gripado ou com algum tipo de problema respiratório, incluindo doenças como pneumonia.

Garoto com iPhone na boca

Esse software já existe hoje em dia, mas roda em desktops. A ideia da STAR é levá-los a telefones móveis, como o iPhone. Evidentemente, uma análise profunda da tosse teria que ser feita por um acessório acoplado ao gadget — e, graças a APIs dedicadas implementadas no iPhone OS 3.0, agora o SO móvel da Apple pode se comunicar fácil e profundamente com dispositivos desse tipo —, mas nem isso será preciso.

Publicidade

O aplicativo da STAR funcionará de forma semelhante ao Shazam, só que, em vez de identificar músicas, identificará o tipo da tosse com base num banco de dados interno, incluindo variações por sexos, idades, pesos e outras variáveis. A depender da urgência do diagnóstico, o app poderá informar ao usuário que ele deve consultar um médico e obter um parecer mais apurado.

Segundo a empresa, antes de lançar o seu produto ele precisará ser testado e aprovado com boa confiabilidade em pelo menos 1.000 pacientes diferentes.

[via Telegraph]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: novo iPod touch chegando em dezembro?

Próx. Post

Microsoft lança updates para o Office for Mac 2008

Posts Relacionados