O melhor pedaço da Maçã.

Apple muda estratégia do Arcade e cancela alguns jogos em desenvolvimento

Estaria a Maçã insatisfeita com o desempenho da plataforma?
Novos jogos do Apple Arcade

Como a Apple não divulga números específicos sobre os seus serviços, é difícil dizer quais deles estão indo bem e quais precisam ganhar tração para serem considerados lucrativos. Ao que tudo indica, entretanto, o Apple Arcade está no segundo grupo — ao menos é o cenário pintado por uma matéria publicada hoje1Matéria fechada para assinantes. na Bloomberg.

Publicidade

De acordo com a reportagem, a Apple está implementando uma mudança na estratégia da sua plataforma de jogos — a ideia é focar em títulos que prendam a atenção dos usuários, atraiam mais assinantes para o serviço e façam com que eles permaneçam após o mês gratuito de testes. Mas há um efeito colateral: por conta da nova direção, alguns jogos em desenvolvimento para o Arcade foram cancelados.

Segundo fontes ouvidas pela matéria, os produtores criativos do Apple Arcade entraram em contato com alguns estúdios em abril passado, informando que os jogos os quais eles estavam desenvolvendo para o Arcade não estavam dentro das “expectativas de engajamento” da empresa.

Os contratos foram cancelados e a Maçã pagou a soma devida para os estúdios de acordo com o nível de desenvolvimento dos jogos naquele momento, mas — mesmo livres para levar os títulos a outras plataformas — os desenvolvedores sofreram o baque: sem o aporte financeiro da Apple em meio à pandemia da COVID-19, alguns precisaram cancelar o desenvolvimento dos jogos como um todo.

Publicidade

As fontes relataram que, nos contatos com os estúdios, a Apple destacou um exemplo do tipo de jogo em que a empresa está interessada: Grindstone, puzzle de aventura desenvolvido pela Capybara Games. A empresa notou também que está aberta para trabalhar com os estúdios em outros títulos que cumpram as tais das “expectativas de engajamento”.

Embora a Maçã nunca tenha admitido isso publicamente (e nunca o fará, pelo que conhecemos do seu modus operandi), a movimentação indica que o Apple Arcade ainda não correspondeu às expectativas da empresa. A matéria da Bloomberg lembra que, dos 120 jogos lançados na plataforma até hoje, nenhum deles atingiu grande sucesso; dando essa guinada, quem sabe, a empresa consiga para a sua plataforma um grande hit que caia na boca do povo.

Será possível?

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AnyList elenca problemas com o “Iniciar sessão com a Apple” que o fizeram não adotar o recurso

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Flight Unlimited X, AirDisk Pro, Color Folder Master e mais!

Posts Relacionados