A Gartner divulgou hoje números atualizados sobre o mercado mundial de smartphones, mostrando que a Apple continua aproximando-se da Nokia e da Research In Motion. Recentemente, a mesma firma de pesquisa afirmou que as vendas de smartphones superariam as de notebooks ainda este ano, e nesta semana também publicou dados do mercado de computadores na Europa Ocidental.
Tendo vendido pouco mais de sete milhões de iPhones no terceiro trimestre de 2009, a Apple ficou com uma fatia global de 17,1% — contra apenas 12,9% no mesmo período de 2008. A Gartner afirma que o preço médio de venda do iPhone continua estável e prevê que as vendas do Q4 ’09 deverão ser ainda mais fortes para a Apple, considerando sua entrada na China e o fim de contratos de exclusividade em países como o Reino Unido.
Do outro lado da balança, o market share da Nokia nunca esteve tão baixo: ele caiu de 42,3% para 39,3%. A RIM bateu seu próprio recorde, mas cresceu menos que a Apple, indo de 15,9% para 20,8%. Após a firma de Cupertino, a lista dos Top 5 é fechada por HTC (6,5%) e Samsung (3,2%), ambas com subidas modestas do ano passado pra cá.
“Smartphones continuam representando o segmento de maior crescimento entre dispositivos móveis e continuamos confiantes acerca do potencial deles para o quatro trimestre de 2009 e para 2010”, disse Carolina Milanesi, diretora de pesquisas na Gartner.