O melhor pedaço da Maçã.

Review: iFunia Video Converter Pro for Mac é simples, eficaz e suporta diversos formatos de vídeos

O mundo dos vídeos e seus codecs é chato, desorganizado e incompreensível, sempre causando problemas para algum usuário leigo que quer baixar seus filmezinhos pela internet e colocá-los no iPod que acabou de comprar, ou mandá-los praquela tia que não entende nada de computador e não consegue rodar o arquivo, seja lá qual for o motivo.

Publicidade

Profissionais da área entendem do assunto e normalmente sabem como se virar, mas nem esses acham isso tudo legal — porque poderia, sim, ser mais simples. A questão é que há uma descentralização generalizada de padrões e formatos, que forçam as pessoas a terem plugins ou softwares especiais não só para edição/manipulação, como também para visualização de arquivos multimídia que recebem por aí.

Ícone do iFunia Video Converter for MacJá falamos no MacMagazine sobre alguns softwares de conversão de vídeos disponíveis para a plataforma Mac. Hoje, trazemos um review do Video Converter Pro for Mac, da iFunia Corporation. O programa é acessível, possui uma interface bem Apple-like, é fácil de usar e muito rápido no processamento de vídeos.

Talvez o grande artifício do iFunia seja a variedade de formatos os quais suporta: AVI, WMV, AVCHD, MKV, FLV, H.264/AVC, MP4, RM, MOV, 3GP, só pra citar alguns deles. Compreendendo todos esses tipos de arquivos, o software é capaz de convertê-los também para diversos formatos com qualidades diferenciadas, divididos por categorias que incluem iPod, iPhone, Apple TV, consoles de games, entre outros.

iFunia Video Converter for Mac

Já compatível com o Mac OS X 10.6 Snow Leopard, o Video Converter Pro pode processar vídeos em massa (batch processing) e até mesclar múltiplos vídeos num só arquivo de saída. A ordem deles pode ser definida pelo usuário, mas por algum motivo esse recurso não funciona ainda em drag & drop como o resto do aplicativo: é preciso clicar com o botão direito do mouse (ou com Ctrl pressionada) sobre o item que quiser mexer e então escolher “Move Up” ou “Move Down”.

iFunia Video Converter for Mac

A proposta principal do programa da iFunia é converter vídeos, mas sua interface oferece algumas opções de edição básicas, divididas em três abas: Crop (para você cortar partes indesejadas do vídeo ou focar em um pedaço específico dele), Effect (brilho, contraste e outros efeitos diversos) e Watermark (para aplicação de uma marca d’água, seja um texto ou uma imagem).

iFunia Video Converter for MaciFunia Video Converter for MaciFunia Video Converter for Mac

Nos meus testes, o iFunia Video Converter Pro saiu-se muito bem na conversão de múltiplos formatos de arquivos, para diferentes saídas. Testei especificamente o output para iPhone MPEG-4 e o resultado não poderia ser melhor. Vídeos em Windows Media que antes não poderiam nem sequer ser adicionados ao iTunes puderam ser sincronizados e visualizados no meu gadget sem problemas.

iFunia Video Converter for Mac no iPhone

Os problemas da versão atual do Video Converter Pro são basicamente dois, segundo detectei: instabilidade (em meia hora de trabalho, ele fechou na minha cara cerca de duas ou três vezes, durante a realização de tarefas diversas) e um bug na aplicação de marcas d’água, que infelizmente não consegui fazer funcionar por aqui.

Publicidade

Apesar de citar que a interface do programa é “Apple-like”, olhando para o Video Converter Pro eu, pessoalmente, nunca diria que ele teria sido desenvolvido pela Apple. Acho, sim, que valem aprimoramentos na UI do programa, principalmente nos seus botões de reprodução. Não falo nem só visualmente, afinal, pra quê precisamos de um botão de reproduzir (play) e outro de parar (pause) se os dois podem ser um só, alternados? Ainda assim, devo admitir que já vi coisa muito pior por aí. 😉

O iFunia Video Converter Pro for Mac pode ser baixado (DMG, 5,6MB) e testado gratuitamente, mas a sua versão completa custa US$35. O programa requer o Mac OS X 10.5 Leopard ou superior e um Mac com processador Intel.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Joe Hewitt, desenvolvedor do Facebook para iPhone, desiste de trabalhar para a App Store

Próx. Post

Steve Jobs é o 57º homem mais poderoso do mundo, segundo a Forbes.com

Posts Relacionados