O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Como foi o InterCon 2009, evento realizado pelo iMasters, em São Paulo

InterCon 2009No último sábado (7/11), o InterCon 2009 promoveu palestras sobre tecnologia, web e afins, além, é claro, do encontro entre profissionais e estudantes de diversas áreas interligadas.

Publicidade

Diferentemente das edições anteriores, desta vez o InterCon foi realizado no Hotel Renaissance (Jardim Paulista, na cidade de São Paulo), e o espaço mais amplo permitiu que os temas fossem divididos em três ambientes: Criação, Tecnologia e Business.

InterCon 2009
Equipe MacMagazine marcou presença no InterCon 2009

O ambiente de Criação era o mais descontraído, colocando o palco no centro da sala e com direito a plaquinhas de “positivo” e “negativo” para a interação com a plateia. Porém, o novo formato deixou alguns um pouco de fora, já que ficaram quase o tempo todo vendo as costas dos palestrantes, hehehe! Outro ponto negativo da Criação foi a superlotação, pois em todas as palestras desse ambiente muita gente teve que sentar no chão. A maioria pareceu não se importar tanto com a falta de cadeiras, mas as reclamações também não faltaram.

Aqui cabem dois destaques: além do Fabio Sasso, do blog Abduzeedo, compartilhando suas ótimas referências de design, o ponto alto do ambiente criativo foi a divulgação do Unique Types, um projeto tipográfico muito bacana que incentiva a criação de fontes inspiradas em crianças da AACD. Vale a pena dar uma olhada e, se você curte tipografia, pode contribuir com a iniciativa!

Publicidade

Depois do intervalo fui para o pequeno espaço de Tecnologia, que abordou o desenvolvimento para Nokia, mobile marketing e, como não podia faltar, iPhone, com os cases do Bradesco para a plataforma. A sala era menor que as demais, mas, por outro lado, o pessoal quieto da Tecnologia teve o privilégio de mesas e mais espaço para acomodar seus companheiros de trabalho: os laptops.

E se em 2008 só se falava em Second Life, este ano o tema mais citado foi aquela tal de realidade aumentada, é claro! Não tem como evitar o assunto “da moda”, mas os palestrantes não ficaram no óbvio e conseguiram mostrar cases bem legais com a tecnologia aplicada de forma criativa.

InterCon 2009
Sérgio Mugnaini, da AlmapBBDO, no ambiente Business

Por último, fui visitar a sala de Business. Diferentemente do ambiente de Criação, a área de negócios contava com um palco “tradicional” e (pelo menos nas palestras que vi) estava longe de lotar os assentos. Pelo meu tweet momentâneo, dá pra notar a impressão que a sala deixou…

Agora estou no ambiente Business: espaço melhor, cadeiras melhores, ar-condicionado melhor, Wi-Fi melhor…

E, seguindo as primeiras impressões, as palestras também me surpreenderam! O destaque aqui foi a apresentação de Carlos Affonso Souza, que deixou de lado o discurso de advogado — nada contra os advogados, hein — e fez uma ótima abordagem sobre Direito digital.

Publicidade

Nosso presidente baixa música […] Se temos um presidente pirata, podemos dizer que também temos um país pirata?

Quanto ao Wi-Fi, é sempre um desafio proporcionar acesso a todos sem falhas, mas para quem se lembra do InterCon 2008 com a *ausência* de conexão, a edição 2009 conseguiu manter o sinal na maior parte do evento: ponto positivo! Para equilibrar, faltou um item essencial para eventos de tecnologia: as tomadas. Quem não levou um notebook, levou um celular, mas as pouquíssimas tomadas que encontrei estavam em pontos não muito planejados para a plateia… De qualquer forma, isso serviu como um teste de bateria para o MacBook Pro, que resistiu até o final do evento com pouco menos de 10% sobrando — ainda bem!

Outro ponto positivo foi a cobertura em tempo real do evento, através da hashtag “#intercon09” — envolvendo Twitter, Flickr, YouTube e o BlogBlogs — além de um agregado de artigos, vídeos e tudo o mais para quem não pôde comparecer.

Publicidade

Não tenho como comentar todas as palestras, mas consegui ver um pouco de cada assunto. Resumindo: esperava mais do ambiente de Criação — pareceu mais direcionado para quem está começando na área que para profissionais — e acabei aproveitando bem mais o conteúdo das palestras de Business.

Só é uma pena que o InterCon e o iPhoneDevBr tenham sido bem no mesmo dia, e não pude comparecer ao segundo. Eventos desse tipo, independentemente do tamanho, têm sua importância tanto pelas palestras, como pelo networking que proporcionam entre profissionais. Para quem foi ou acompanhou de outra forma, o que acharam? 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Google começa a preparar Chrome para lançamento no Mac OS X

Próximo Artigo
Logo do Google numa maçã (Apple)

Antes de ser adquirida pelo Google, AdMob já estava na mira da Apple

Posts Relacionados