A dinâmica do mercado de smartphones é ligeiramente diferente nos Estados Unidos se compararmos com uma perspectiva global — a Apple sabe disso melhor que ninguém e não seria um exagero dizer que seu país-natal (ainda) é seu maior foco de atuação. Portanto, os dados mais recentes [PDF] da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) são ótimas notícias para Cupertino.
Analisando as ativações de smartphones nos EUA ao longo do trimestre encerrado em junho último, a firma de análise detectou que a Apple teve 36% do mercado daquele país, crescendo significativamente em comparação ao mesmo período do ano anterior (quando a empresa ficou num índice de 30%).
O melhor — para a Maçã, pelo menos — é que essa fatia “extra” foi conquistada justamente da sua arquirrival, a Samsung, que teve uma queda de quase 10% em market share na comparação ano a ano e conquistou os mesmos 36% de Cupertino no período. De acordo com Mike Levin, analista da CIRP, a razão se dá principalmente por um trimestre com poucos lançamentos.
A Apple melhorou em parte por conta da Samsung, cuja fatia de ativações caiu em relação tanto ao último trimestre quanto ao último ano. Em um trimestre sem lançamentos significativos de aparelhos, a Samsung teve uma fatia de mercado igualada somente pela Apple. Há um ano, a Samsung teve uma fatia consideravelmente maior.
Outro levantamento mostra as ativações por sistema operacional, indicando que o iOS também teve um ganho no mercado dos EUA em relação ao ano passado. No último trimestre, o sistema da Apple teve (naturalmente) 36% das ativações de smartphones no país, enquanto o Android ficou com 63% e as outras plataformas basicamente desapareceram.
Segundo o analista Josh Lowitz, os consumidores estão cada vez mais leais a um ecossistema, sinalizando que esse gráfico dificilmente mudará de forma significativa nos próximos tempos.
Como nós já vimos antes, consumidores têm se tornado cada vez mais leais a um sistema operacional. Enquanto o iOS ganhou espaço num trimestre pouco movimentado, nos últimos seis períodos sua fatia flutuou entre 29% e 39% das ativações. Com o tempo, nós esperamos que o Android e o iOS continuem dividindo o mercado, com o Android tomando cerca de dois terços das ativações e o iOS um terço.
Será que há espaço para uma reviravolta nessa disputa?
via Cult of Mac