O melhor pedaço da Maçã.

Estudo alega que Macs são tão vulneráveis a ataques de phishing quanto PCs

Uma pesquisa realizada pela ESET constatou que Macs são tão vulneráveis a ataques de phishing quanto qualquer outro computador, informando ainda que eles são responsáveis pela maior parte das perdas de informações devido a crimes virtuais. De fato, a empresa responsável pelo estudo não exagerou: apesar de grande parte dos sistemas operacionais Linux e o Mac OS X serem projetados com segurança em mente, é impossível que alguém fique livre da possibilidade de ser afetado por um ataque dessa natureza, capaz de surgir em um email mal-intencionado ou durante a navegação pela web.

Publicidade
Proteção contra Phishing no Safari 4
Logo na sua versão beta, o Safari 4 já oferecia proteção contra phishing

Phishing é algo diretamente relacionado à forma como os usuários interpretam certas coisas que aparecem durante a realização dessas duas tarefas e, normalmente, não visa espalhar malware ou arquivos mal-intencionados — estes sim, bastante improváveis de tirar o sono de um Mac user. Mas eles são prejudicais de qualquer forma, pois podem nos levar a entregar informações confidenciais a pessoas/empresas com fins maliciosos — ou coisa pior.

De acordo com Randy Abrams, diretor de educação técnica da ESET, a igual probabilidade de ocorrências de phishing em Macs quando comparada a outras máquinas é causada pela falta de soluções dedicadas a protegê-los desses ataques. No entanto, um nível básico de proteção contra eles existe nos melhores navegadores para o sistema da Apple — como Firefox, Safari e Opera —, além da existência de filtragem de emails mal-intencionados nos aplicativos da plataforma — como o próprio Mail e o Thunderbird.

Publicidade

Quem precisa de mais proteção do que isso — certamente por trabalhar com Macs em alguma empresa onde esse requerimento existe — certamente vai atrás de alguma solução de segurança dentre as existentes para eles, mas não é qualquer um que se interessa por isso. A ESET informa que, de acordo com uma enquete realizada entre 1.003 usuários, 57% dos donos de Macs estão totalmente seguros no dia-a-dia sem nenhum software de segurança instalado — para fins de comparação, esse número sobre para 88,9% em uma pesquisa que fizemos recentemente, semelhante a essa.

No geral, eu estou satisfeito com o nível de segurança que o Mac OS X proporciona em todos os sentidos, mas o fato de nunca ter caído em nenhum ataque de phishing possui muito mais relação com o meu bom senso ao ler emails e navegar pela web, e não com o que o sistema oferece de bom pra mim nesse sentido — é algo a se pensar antes de sair atrás de alguma solução de segurança para sua máquina. Agora, se você já passou por alguma experiência desagradável com phishing em seu Mac, conte-nos um pouco sobre ela nos comentários.

[via 9 to 5 Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Assoprar velinhas? “There’s an app for that.”

Próx. Post

Desenvolvedores lançarão emulador da interface de iPods classic para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados