O melhor pedaço da Maçã.

Google anuncia que YouTube passará a legendar filmes automaticamente

No final de agosto de 2008, o Google introduziu legendas (subtitles, ou closed captions) no YouTube, algo que se tornou ainda mais interessante dois meses depois, com a implementação da API do Google Translate e a possibilidade de elas serem traduzidas automaticamente.

Publicidade

Hoje, a firma de Mountain View foi além, anunciando um sistema que analisará o áudio de filmes do YouTube e gerará legendas automaticamente. A novidade explora uma tecnologia avançada de transcrição de voz, já utilizada no Google Voice.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kTvHIDKLFqc[/youtube]

Unindo todos esses recursos, o Google visa a tornar seus vídeos acessíveis a muito mais pessoas — sejam elas estrangeiras, que não entendam outros idiomas, ou até mesmo gente com deficiências auditivas. Só para se ter uma ideia, de todo o catálogo de vídeos já publicado no YouTube, apenas 100 mil possuem CCs, visto que ainda é difícil e demorado produzir esse conteúdo em texto e inseri-lo nos filmes.

É claro que, como qualquer novidade, os resultados ainda não serão perfeitos. Além disso, o Google pretende começar a liberá-la nesta semana em canais de vídeos educacionais do YouTube, somente em inglês. Outra funcionalidade bacana é que as pessoas poderão agora transcrever vídeos sem se preocupar com a sincronização de áudio — isso será feito automaticamente pelo sistema do Google.

É ótimo ver que o Google se preocupa tanto com acessibilidade em seus produtos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Autodesk lança Smoke 2010 para Mac

Próx. Post

Apple investiga melhores práticas para levar interfaces de media players a acessórios

Posts Relacionados