O melhor pedaço da Maçã.

Último relatório da AdMob analisa distribuição de sistemas operacionais móveis por aparelho

Quando a AdMob foi adquirida pelo Google, fiquei com medo que seus relatórios mensais sobre o mercado de smartphones deixassem de ser publicados. Hoje, porém, ela liberou mais um, referente ao mês de outubro — e espero que continuem assim. 🙂

Publicidade

AdMob - Outubro de 2009

Desta vez, o iPhone foi chutado de escanteio na pesquisa, que se focou principalmente na distribuição de sistemas operacionais por aparelho. Apple, Palm e Research In Motion foram descartadas, pois seus SOs só rodam em seus próprios aparelhos. A análise ficou por conta principalmente do Google Android, do Microsoft Windows Mobile e do Symbian OS, portanto.

Dentre todos os sistemas, o Android é o que se destaca hoje em crescimento. De abril pra cá, seu market share mundial subiu de 3% para 11%, estimulado até mesmo pelo Motorola DROID, que em poucas semanas de lançamento já representa 24% de todas as requisições de anúncios vindas de dispositivos com Android. Do outro lado, o Symbian OS é o maior perdedor, caindo de 36% para 25% no mesmo período.

AdMob - Outubro de 2009

O iPhone continua crescendo na rede AdMob, porém de forma mais modesta que o Android. De abril para outubro, sua representatividade subiu de 43% para 50%. Os ganhos da Apple podem estar impactando diretamente as perdas da RIM, que registrou uma redução de 9% para 7% em sua fatia de mercado no mesmo período. O WinMo está cada vez mais insignificante, caindo de 5% para 3%. Já o webOS, da Palm, está agora com um share de 2%.

O relatório completo da AdMob pode ser baixado em formato PDF aqui (213KB). No mês passado, a firma fez uma análise da evolução dos smartphones, de 2007 até os dias de hoje.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Surge novo worm para iPhone — desta vez, realmente malicioso [atualizado 2x]

Próx. Post

Apple Retail Store da Regent Street é a loja mais lucrativa de Londres

Posts Relacionados