O melhor pedaço da Maçã.

Documentos internos mostram fixação da Samsung pela Apple; Steve Jobs pensou em criar um “celular-iPod”

Justin Denison, executivo da Samsung

Justin Denison, executivo da SamsungDepois de Phil Schiller e Scott Forstall falarem no julgamento entre Apple e Samsung, a audiência continuou ontem (3/8, sexta-feira) revelando mais detalhes interessantes.

Publicidade

Bill Lee, advogado da Apple, colocou Justin Denison (Chief Strategy Officer, ou CSO da Samsung) contra a parede, perguntando a ele se a sul-coreana tentou emular produtos da Maçã. Denison desconversou, mas Lee resolveu mostrar um arsenal de documentos internos da Samsung os quais nos levam a acreditar nisso. Vejam os títulos de alguns: “Beat Apple response” (Vencendo a resposta da Apple), “Lessons from Apple” (Lições da Apple), “Why you should care about Apple” (Por que você deve prestar atenção na Apple), “Recent Apple analysis project” (Projeto recente de análise da Apple) e “iPhone 5 counter strategy” (Estratégia de oposição ao iPhone 5).

Para complicar de vez a vida da Samsung, Lee apresentou o documento “Relative evaluation report on S1, iPhone” (Relatório de avaliação relativo ao S1, iPhone), datado de 2 de março de 2010, meses antes do lançamento do Galaxy S. Nele, é possível ver fotos lado a lado da interface do iPhone e do Galaxy S e determinadas áreas da UI do smartphone da Apple destacadas como “melhorias”.

Como sabemos, a Apple está acusando a Samsung de copiar o design do aparelho. Respondendo a isso, Denison disse que a empresa optou por utilizar um formato arredondado pois ele é menos propício a quebrar durante uma queda. Já sobre a tela plana — e não curva —, o executivo disse que isso era financeiramente mais interessante.

Publicidade

Este foi o primeiro testemunho trazido pela Apple por um não-empregado. Atualmente na Samsung, Denison já passou por empresas como Nokia, Texas Instruments e Motorola.

Aparelho conceito da Samsung e Bang & Olufsen

Em 2005, ainda em fase inicial do que viria a ser o iPhone, Steve Jobs enviou um email a Jony Ive (vice-presidente sênior de design industrial da Apple) sugerindo que a solução do problema (para a criação do aparelho) poderia ser colocar os números para discagem ao redor da Click Wheel, do iPod, algo parecido com um aparelho criado pela Samsung em parceria com a Bang & Olufsen (SGH-E910).

Email enviado por Steve Jobs

Segundo o The Verge, esse e outros emails foram usados pela Samsung, a fim de mostrar que a Apple também foi inspirada pelo design de seus aparelhos.

Steve Jobs apresentando o iPhone na Macworld 2007

Steve Jobs “trollando” durante a apresentação do iPhone, na Macworld 2007. 😛

Publicidade

Que bom que a Apple rapidamente deixou de lado essa ideia de “celular-iPod” e nos presenteou com um aparelho totalmente touchscreen, revolucionando mais uma vez uma indústria que ansiava por algo do tipo.

[via CNET News]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Running Dead é mais um ótimo jogo de zumbis para iGadgets, criado por um brasileiro

Próx. Post

MacMagazine no Ar, episódio #003: novos comerciais do Mac, evento de 12 de setembro e iTunes Store brasileira com preços em dólar

Posts Relacionados