O melhor pedaço da Maçã.
Unsplash
Instagram

Centenas de usuários do Instagram estão relatando invasões às suas contas

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, mas sua abordagem em relação à segurança do usuário e às ferramentas de proteção oferecidas para que eles mantenham controle de suas contas é frequentemente criticada. E, às vezes, essa abordagem também traz casos sérios de invasões ou ataques — basta ver essa onda recente trazida à tona pelo Mashable.

Publicidade

Ao longo das últimas semanas, centenas de usuários começaram a relatar (seja no Twitter, nos fóruns do Instagram ou ao próprio Mashable) que suas contas tinham sido invadidas e não havia uma forma simples de recuperá-las. Os padrões dos ataques mostram que trata-se de uma ação coordenada, embora saiba-se lá por quem ou por que motivo: em todos os casos, os usuários se viram deslogados ao abrir o aplicativo e, ao tentar a reconexão, foram informados de que aquele nome de usuário não existia.

Mensagem de conta do Instagram invadida em ataque recente

Analisando as circunstâncias, os usuários então percebiam que suas antigas contas tinham tido seus nomes e fotos de perfil modificados, e os telefones e endereços de email associados à conta tinham sido modificados — ou seja, não há uma forma de comprovar sua identidade, já que esses são os dois meios de comunicação do Instagram com o usuário para fornecer instrumentos de recuperação de conta.

Publicidade

A evidência máxima de que esse é um ataque coordenado está no fato de que todos os usuários afetados viram que os novos endereços de email associados às suas contas eram, sem exceção, pertencentes ao domínio .ru, da Rússia.

Contatado, o Instagram afirmou que não registrou uma alta nos relatos de invasões a contas pertencentes à rede. Não é o que mostra uma rápida pesquisa no Twitter, entretanto: desde o início de agosto, foram quase 800 publicações de usuários ao redor do mundo relatando casos semelhantes — no mesmo período de julho, foram apenas 40 casos do tipo. Vários usuários também foram informar a situação e pedir ajuda no Reddit, o que indica que há, sim, algo estranho acontecendo.

Ninguém sabe, da mesma forma, com que propósito os supostos invasores estão realizando os ataques: diferentemente de outros casos do tipo, os crackers não estão postando novo conteúdo nas contas invadidas ou apagando mídias antigas.

Publicidade

Caso você tenha sido vítima de um ataque semelhante, a esse ponto, a única solução possível é entrar em contato diretamente com a equipe do Instagram e tentar provar que a conta lhe pertence — certamente, um processo enfadonho e que poderia ser evitado se a rede oferecesse ferramentas de recuperação ou proteção mais robustas.

Por outro lado, se a sua conta está intacta mas você está com medo de ser a próxima vítima, uma boa ideia é ativar a autenticação de dois fatores na rede, caso ainda não o tenha feito. Não é uma tática infalível — como informou o Mashable, ao menos um usuário teve seu perfil invadido mesmo com o recurso ativo pois entre o momento em que o Instagram lhe enviou um email avisando do evento e a hora em que a vítima entrou em ação, os crackers já tinham desativado a ferramenta e tomado conta de tudo. Ainda assim, tornemos a vida dos invasores o mais difícil possível, né.

Enquete do Direct

Ainda sobre o Instagram, mas com notícias um pouco mais positivas, a rede ganhou recentemente dois novos recursos que podem fazer a alegria dos usuários. A primeira delas é a possibilidade de fazer enquetes no Direct para um grupo específico de amigos — anteriormente, só era possível aplicar a ferramenta nas Stories, disponíveis para todos os seus seguidores.

Publicidade

A partir de hoje, você pode mandar uma enquete privadamente no Direct. Atualize seu app para escolher a quem você quer perguntar — seja todo mundo num grupo enorme ou só seu melhor amigo. Atualize seu app agora para testar!

Com isso, será possível saber a opinião das pessoas que realmente importam sobre aquele corte de cabelo, aquele visual para a festa ou, quem sabe, sobre aquele contatinho. 😛

Integração com o Spotify

A segunda novidade recente não é trabalho exatamente do Instagram e sim do Spotify. A plataforma de streaming musical anunciou, por meio do seu diretor de marketing Jacob Schulman, que agora permite o compartilhamento de podcasts diretamente nas Stories do Insta.

Aqui vai algo que vocês precisam saber: nós acabamos de tornar possível que você compartilhe podcasts do Spotify diretamente nas Stories do Instagram… com deep links e tudo.

O Spotify, como bem se sabe, já permite algo parecido com músicas há algum tempo (o que tornou, ao menos em minha experiência, as Stories uma sequência levemente chata de pessoas publicando aquilo que estão ouvindo a todo momento — mas quem sou eu para julgar, né). Com a adição dos podcasts no bolo, os usuários poderão compartilhar também conteúdo interessante na rede, o que pode ser bem legal.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 323.0.0 (271 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

DisplayMate agora considera tela do Galaxy Note9 a melhor do mercado

Próx. Post

Apple Glass? 2020. Apple Car? 2023-25 — aposta Ming-Chi Kuo

Posts Relacionados