O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Review: Shazam Encore vs. Midomi para iPhone

por Marcelino Hable Junior

Publicidade

Aplicativos para iPhone que identificam a música que está tocando têm se tornado cada dia mais interessantes, diante de toda a nossa biblioteca mundial diversificada (quase infinita, eu diria). Encontrar um bom programa para adivinhar qual música está sendo reproduzida ainda é um desafio. Ou era…

Ícones do Shazam e do Midomi

Na App Store Store, existem hoje dois títulos que se destacam: o Shazam e o Midomi. O primeiro é um velho conhecido nosso; só recentemente ele pintou por aqui duas vezes — primeiro na chegada da sua versão Encore, depois num dos comerciais mais recentes da Apple.

Com duas versões na loja da Apple, o Shazam é distribuído hoje de graça e num modelo pago, de US$5. A primeira versão, a tradicional, é agora limitada à identificação de cinco faixas por mês, o que já dá uma bela vantagem comparativa para o Encore.

Publicidade
Shazam Encore no iPhone Shazam Encore no iPhone Shazam Encore no iPhone Shazam Encore no iPhone

Ambas as versões do Shazam possuem interfaces bem intuitivas, com funções interessantes. Um destaque é a área “Pesquisar”, que dá ao usuário acesso a praticamente todas as músicas existentes no mundo. Outra forte característica do produto é a descrição de tudo o que ele identifica: música, artista, álbum — e tudo isso pode ser compartilhado via Twitter, Facebook e email, sem falar que você ainda pode ver vídeos relacionados no YouTube. E tudo é traduzido para o idioma do seu iPhone. Bárbaro!

Vale apontar aqui um ponto negativo do Shazam em relação ao Midomi: ele não identifica músicas ao vivo (live) e nem as cantadas por você. O Midomi (Ultra), acredite se quiser, tem essa função. Ele consegue identificar até mesmo canções murmuradas — é um verdadeiro guru musical. Pra falar a verdade, ele é capaz de descobrir até mesmo o nome de músicas que você tocar no violão ou no teclado. Demais!

Publicidade
Midomi no iPhone Midomi no iPhone Midomi no iPhone Midomi no iPhone

Pus ambos os apps num belo desafio: identificar a “Dança do Créu”. Aqui, o Shazam falhou feio, enquanto o Midomi não só encontrou o nome da música, mas também me disse em que álbum eu poderia encontrá-la e me deu até sugestões de vídeos relacionados no YouTube.

Se você está cansado de olhar pras suas músicas nomeadas “Track 1 – Track 99” ou simplesmente não tem paciência para usar outros artifícios e identificar músicas, esse tipo de programa pode ser um ótimo investimento.

Publicidade

O Shazam Encore requer o firmware 3.0 ou superior de iPhones/iPods touch e pesa 1MB na App Store. Já o Midomi Music Identifier and Search (Ultra) é compatível com o firmware 2.2 ou superior de iPhones/iPods touch, também custa US$5 e pesa 1,3MB na App Store.

[primeira foto do artigo: Ryoichi Tanaka (via Flickr)]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Eis uma grande vantagem do iPhone OS sobre o Android e o webOS: iPods touch

Próximo Artigo

Promoção de Black Friday na Apple Online Store Brasil traz descontos de 10%, em média

Posts Relacionados