Como vimos recentemente, os novos iMacs chegaram com um hardware tão potente que já conseguem se equiparar ou até bater os Macs Pro atuais em algumas tarefas. É claro que isso tudo é temporário, até a Apple atualizar a sua linha de desktops profissionais — e, ao que tudo indica, esse upgrade virá com tudo.
De acordo com o Hardmac.com (versão em inglês do famoso site francês MacBidouille), as novas torres da Maçã deverão incorporar chips Intel Xeon “Gulftown” Core i9 hexa-core (sim, de seis núcleos) e chegarão já no iniciozinho de 2010.
A nova geração de CPUs da Intel promete demais. Numa velocidade de clock equivalente à atual, benchmarks preliminares dos chips mostram que eles operam cerca de 50% mais rápido que o Xeon quad-core correspondente, em tarefas paralelas. Com 50% mais transistores, eles ainda são capazes de funcionar usando de 10% a 50% menos energia — já que são fabricados pelo processo de 32 nanômetros.
Mas a parte interessante mesmo é quando consideramos configurações dual dos novos Macs Pro, que lhes daria 12 núcleos físicos e 24 lógicos. Esse tipo de construção já é prevista há tempos pela indústria, e é por isso que a Apple trabalhou tanto no desenvolvimento das tecnologias Grand Central Dispatch e OpenCL no Mac OS X 10.6 Snow Leopard. Com isso, o sistema e seus aplicativos podem tirar o máximo de proveito de todos os núcleos presentes.
A incorporação de chips “Gulftown” em Macs Pro não poderia fazer mais sentido, agora que os iMacs estão utilizando processadores Core i5 e Core i7. Com esse lançamento, a Apple mais uma vez estabeleceria uma variação de performance justificável entre as suas linhas doméstica e profissional.
[via MacRumors]