Assim como faz todos os anos no início de dezembro, o Google liberou hoje o Zeitgeist 2009, que realiza um apanhado das buscas mais populares feitas através do seu engine.
Como o Google é o portal de buscas utilizado pela grande maioria dos usuários da internet, conferir este ranking é o mesmo que saber que assuntos mais interessaram aos cidadãos no mundo durante o ano — pessoas, eventos, memórias, acontecimentos, novidades…
Em 2009, o rei do pop (R.I.P.) foi também o rei das buscas:
- michael jackson
- tuenti
- sanalika
- new moon
- lady gaga
- windows 7
- dantri.com.vn
- torpedo gratis
O décimo é realmente bastante curioso, visto que estas são palavras-chave globais. Assim como em 2008, o Google também publicou páginas específicas por países, incluindo o Brasil.
Apesar de o ano de 2009 ter sido marcado por notícias da crise financeira internacional, gripe suína, disputa pelas olimpíadas, escândalos políticos e grande catástrofes, os brasileiros em 2009 tocaram a vida como de costume. Pelo menos na internet! Entre os termos mais buscados deste ano, destacam-se os ligados às redes sociais, entretenimento e diversão. Mas nem tudo é diversão, a busca por termos relacionados ao comércio eletrônico, home banking, serviços públicos e economia em geral também tiveram presença expressiva nas buscas. A internet já não é mais um meio de nicho e faz parte da vida cotidiana de cerca de um terço da população, e reflete seus hábitos e preferências. Um contingente que busca na plataforma assuntos de interesses individuais ao mesmo tempo em que se ocupam dos grandes temas, e reflete os principais interesses dos brasileiros. Do ponto de vista das buscas no Google, os brasileiros interagem via web sobre um tripé: redes sociais (e diversão), serviços e consumo, mas essencialmente por um viés otimista.
Por aqui, os mais populares foram:
- orkut
- youtube
- hotmail
- baixaki
- yahoo
- globo
- uol
- tradutor
- jogos
- msn
Se você estiver curioso, compare essas listas com os Zeitgeits de 2007 e de 2008.