O melhor pedaço da Maçã.

Pela primeira vez na história, Linux ultrapassa o macOS no Steam

Photo Oz / Shutterstock.com
Foto do site do Steam (Valve)

A essa altura, todo mundo sabe que o macOS não é lá a melhor plataforma do mundo para gamers. Comparado ao Windows, o sistema da Apple possui bem menos suporte de desenvolvedores, que costumam preferir a maior flexibilidade oferecida pela opção da Microsoft. Mesmo assim, durante os últimos anos, a Maçã tem conseguido garantir um confortável segundo lugar — situação que, de acordo com a Valve, pode estar prestes a mudar.

Publicidade

Digo isso pois a desenvolvedora compartilhou nesta semana um censo com os sistemas operacionais mais utilizados por usuários do Steam, sua plataforma de distribuição de jogos para computadores. Segundo dados da criadora de clássicos como Half-Life e Portal, pela primeira vez na história, usuários de computadores com Linux ultrapassaram os com macOS no serviço, que segue sendo dominado por PCs com Windows.

Mais especificamente, 96,21% dos usuários da plataforma da Valve usam o Windows para acessá-la e instalar seus jogos. O Linux (e suas várias versões) vem logo atrás, estando presente em 1,96% de todos os computadores usados para acessar o aplicativo — um crescimento de 0,52%.

O macOS, por sua vez, amarga agora a terceira colocação, com uma fatia de 1,84% dos jogadores. Desses, 0,62% acessam o Steam por meio do macOS Ventura 13.4.1, o qual é seguido pelo macOS 13.4. A versão do sistema mais antiga destacada na lista é o macOS 10.15.7, o qual representa 0,07% de todos os Macs.

Publicidade

Uma possível explicação para esse boom de usuários Linux é o Steam Deck, console portátil da Valve que tem vendido relativamente bem e roda o SteamOS, que nada mais é do que uma versão modificada do sistema operacional. Lançado no início de 2022, o Steam Deck já é responsável por 42% de todos os usuários de Linux da plataforma.

Seriam as mais recentes novidades em matéria de jogos da Apple capazes de reverter essa situação? Aguardemos…

via Phoronix

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: AirPods Max com desconto de 32%

Próx. Post

Índia dificulta importação de Macs e iPads para fomentar produção interna [atualizado 2x]

Posts Relacionados