O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Steve Jobs interfere em processo aprovação de aplicativo já rejeitado na iPhone App Store

Lançado hoje na iPhone App Store, o aplicativo Knocking Live Video é o primeiro a permitir streaming de vídeos ao vivo diretamente a partir de um iPhone, por meio de redes 3G ou Wi-Fi. Apesar de seus desenvolvedores terem usado APIs privadas do SDK do iPhone para entregar as funções que prometem, o software não realiza nada absurdo, embora tenha sido rejeitado pela equipe da Apple por isso.

Publicidade
Knocking Live Video Knocking Live Video

No entanto, quando o Knocking Live Video foi rejeitado, um dos desenvolvedores não desistiu dele e tomou uma atitude curiosa: enviou um email para Steve Jobs — não faço ideia de como ele descobriu, mas o endereço usado foi [email protected] —  e explicou todo o seu caso para ele, alegando que outros produtos usavam a mesma API privada e pedindo que a decisão final fosse reconsiderada. O resultado? Um executivo da Apple (que pediu sigilo para seu nome) fez contato com o desenvolvedor, prosseguindo o atendimento sobre a rejeição do produto.

Três horas depois, o aplicativo estava aprovado, mas só começou a ser vendido hoje por vontade da empresa que o criou. Aparentemente, a ordem de reconsiderar a rejeição inicial do Knocking Live Video veio “direto do topo”, ou seja, o email do tal desenvolvedor (chamado Brian Meehan) para Steve Jobs aparenta ter salvado o seu trabalho.

Publicidade

Quando entrevistado pelo Ars Technica, Meehan contou que ter seu pedido ouvido pela Apple foi uma experiência positiva, além de ter sido informado sobre o compromisso dela em se interessar pelo bem de seus desenvolvedores e ouvi-los. Enquanto este pode ser um exemplo de que essa nova política da equipe da App Store vem sendo posta em prática, ainda há muita gente passando por apuros nas mãos dela: alguns com razão (talvez), mas outros por motivos bem estranhos.

Se compararmos o caso deste aplicativo com o Qik, que teve funções de streaming ao vivo rejeitadas na App Store, é possível que concluir que eles são bem diferentes. O produto criado por Meehan e sua equipe não prepara conteúdo para envio a qualquer outro lugar na web; em vez disso, ele apenas transmite cenas capturadas por iPhones 3G e 3GS (não necessariamente vídeos) para outros aparelhos, via P2P. Há muito conceito social por trás dele, mas a abordagem tomada pelos desenvolvedores foi bastante diferente e inovadora, sem necessariamente empacar nos erros de outras tentativas da mesma categoria.

O Knocking Live Video será distribuído de graça para os primeiros 50 mil usuários, pode ser usado com qualquer gadget da Apple para recepção de conteúdo ao vivo e pode ser baixado aqui (aproximadamente 500KB). Apesar de a ideia dos desenvolvedores ter sido bem intencionada, já tem muita crítica negativa rolando sobre ele.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Stocks no iPhone

Ações da Apple na bolsa voltam ao topo da lista das mais populares

Próximo Artigo

Instant Games lança Keep Ups, um simulador de embaixadas para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados