O melhor pedaço da Maçã.

Intel lançará App Store destinada aos seus netbooks com Moblin

Aplicativos no Moblin — Uma loja exclusiva para a plataforma deverá popularizar os computadores baseados nela

No meio desta semana, a Intel revelou ao público um kit de desenvolvimento de softwares (SDK) destinado a netbooks equipados com os seus chips Atom, que permitirá a criação de aplicativos compatíveis com um serviço que ela pretende incluir em cada um deles. Compatível com os sistemas operacionais Windows e Moblin (atualmente abraçado pela empresa), esse serviço trará algumas semelhanças com a iPhone App Store, principalmente dentro do seu modelo de negócio.

Publicidade
Aplicativos no Moblin — Uma loja exclusiva para a plataforma deverá popularizar os computadores baseados nela
Aplicativos no Moblin — Uma loja exclusiva para a plataforma deverá popularizar os computadores baseados nela

A CNET News informa que a loja em estruturação pela Intel pegará 30% dos lucros dos desenvolvedores para cobrir custos de operação, mas nada é mencionado a respeito dos produtos gratuitos. No entanto, um executivo da empresa conta que já existem empresas enviando produtos para “validação” no novo espaço de vendas online, que promete se tornar bastante movimentado em 2010.

Ao contrário de iniciativas que cobrimos em outras plataformas móveis — como Android e Palm webOS —, a Intel conta com uma ampla rede de desenvolvedores, que recebe cerca de 1 milhão de visitantes únicos por mês. Cerca de 20 mil deles são ISVs (ou seja, vendem softwares provenientes de empresas diferentes), algo que promete tornar a nova loja de aplicativos bastante bem-sucedida para os computadores ultraportáteis.

Graças ao potencial enorme existente em tamanha quantidade de desenvolvedores, estima-se que ela também será bastante bem-sucedida, e o fato de ser voltada para computadores também significa que diversas possibilidades em termos de software surgirão no futuro. Um executivo da Intel citou até a possibilidade de haver projetos concebidos em diferentes tecnologias proprietárias, como Adobe AIR e Microsoft Silverlight, algo impossível dentro do modelo da iPhone App Store.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Lançamento beta do Chrome para Mac está próximo; objetivo do Google agora é versão estável

Próx. Post

Apple libera atualizações de Java para Mac OS X 10.5 Leopard e 10.6 Snow Leopard

Posts Relacionados