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NYTimes.com faz apanhado geral sobre a “revolucionária” iPhone App Store

Centenas de apps saindo de um iPhone 3GS

A repórter Jenna Wortham publicou de ontem pra hoje uma matéria gigantesca na capa de domingo do New York Times falando muito do que já sabemos: o quanto a iPhone App Store revolucionou os mercados de telefones celulares e de aplicativos móveis.

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Centenas de apps saindo de um iPhone 3GS

Jenna conseguiu entrevistas com dois grandes executivos da Apple, o que mostra que a reportagem pode ter sido apoiada/sugerida pela própria Maçã, em vias de reparar a imagem abalada por artigos recentes sobre a App Store e seus casos esdrúxulos de rejeição de títulos. Ainda assim, no meio da matéria a repórter comenta sobre o caso do FreedomVOICE, mais um app de voz sobre IP (VoIP) que há 396 dias (!) aguarda aprovação da Apple. Ou melhor, não aguarda mais.

“[Antes de a App Store surgir,] levavam-se seis meses para construir o relacionamento com uma operadora, talvez um quarto de milhão [de dólares] para arrumar a infraestrutura e a companhia ficava com 50% ou mais por cada dólar”, diz Peter Farago, executivo de marketing da Flurry. O processo todo limitava bastante o acesso a plataformas móveis, segundo ele. “A Apple ajudou a criar uma classe de desenvolvedores medianos muito mais saudável, e expandiu a pizza para todos.”

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Um dos executivos da Apple com quem Jenna conversou foi Eddy Cue, vice-presidente do iTunes: “Uma nave espacial talvez ainda seja uma analogia muito pequena. Nós conseguimos incorporar muito da nossa tecnologia do iTunes na App Store. Mas é completamente diferente. Nós estamos analisando todos aqueles apps. Nós não temos que analisar toda e qualquer música.”

Em uma peça separada, Jenna descobriu os aplicativos favoritos de Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial de produtos na Apple, que também supervisiona o processo da aprovação da App Store. Suas escolhas: Shazam, CNN, Facebook, MLB.com, NBA Game Time, ESPN ScoreCenter, Eliminate Pro, geoDefense e Best Camera.

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“Nosso objetivo é muito simples: queremos ter a melhor plataforma para aplicativos que já existiu em qualquer produto”, disse Schiller. “Sabemos que não somos perfeitos, mas sabemos que somos melhores que qualquer outra coisa e queremos continuar aprimorando [a App Store].”

O artigo do NYTimes.com ainda traz diversas entrevistas com desenvolvedores, então vale a pena dar uma conferida.

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