Ao contrário do que Michael Arrington pensou ter falado definitivamente sobre o CrunchPad, ele ainda não morreu — aliás, nem dá sinais de que vai morrer. A Fusion Garage, empresa que supostamente apenas teria sido delegada para fabricar o produto, anunciou hoje que o lançará nesta sexta-feira para compra, mas com um novo nome: JooJoo.
Em uma conferência online realizada hoje, o CEO da Fusion Garage, Chandrasekar Rathakrishnan, falou o seu lado (e o de sua empresa) a respeito do assunto. De acordo com ele, o que Arrington escreveu em seu artigo no TechCrunch foge totalmente da realidade, resumida no fato de que apenas a empresa contratada para a produção do “CrunchPad” foi capaz de finalizar o design do produto e construí-lo.
Indo além do hardware, a Fusion Garage também desenvolveu o sistema operacional que o faz funcionar, baseado exclusivamente na tarefa de conectar o usuário à internet — de forma semelhante ao Google Chrome OS, mas exclusivo para aparelhos semelhantes a tablets. Enquanto isso, o TechCrunch não fez nenhuma contribuição técnica para empresa, sem falar que não era capaz de lançá-lo por conta própria e não fez nenhum acordo com ela.
Saindo da discussão sobre o desentendimento com Michael Arrington, o CEO da Fusion Garage falou bastante sobre o produto, que apenas foi mencionado aos espectadores da conferência como JooJoo. Por ser dedicado a oferecer apenas navegação na web, ele é bastante otimizado (liga em menos de dez segundos), possui apenas um botão físico (para ligar/desligar) e o sistema operacional é baseado em UNIX (como o Mac OS X), mas não oferece nenhuma função extra além do browser.
Suportando uma tela de 12,1 polegadas (que naturalmente não é tão verde quanto o mostrado na foto acima), o JooJoo é capaz de reproduzir vídeo em HD e possibilita leitura de eBooks e revistas. Por sua vez, o sistema tira proveito de algumas funções HTML5, para habilitar execução de web apps quando não está conectado à internet — algo que apenas pode ser feito através de Wi-Fi.
O JooJoo custará US$500 — um preço bem salgado, levando em conta que o CrunchPad seria vendido por menos de US$300 — e poderá ser encomendado a partir desta sexta-feira. No momento em que este artigo foi publicado, o TechCrunch ainda não respondeu aos anúncios da Fusion Garage.
[via VentureBeat | fotos: Engadget]