O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Google lança buscas em tempo real e remove denominação “Labs” do serviço Trends

Em um evento realizado hoje nos Estados Unidos, o Google fez o lançamento de uma nova ferramenta para buscas em tempo real, integrada ao seu mecanismo já existente. Com ela, cada busca realizada no serviço passará a exibir updates ao vivo com relevância às palavras-chave usadas, provenientes de sites de notícias, blogs e até alguns serviços online.

Publicidade

Google Realtime Search

A imagem acima dá uma ideia de como o novo recurso funciona. Uma característica importante dele é a possibilidade de obter dados fresquinhos mesmo para buscas que não se baseiam em notícias importantes do dia, sem falar que você pode até filtrar os resultados de uma forma que nada antigo seja exibido neles, criando live feeds com qualquer palavra-chave.

Os principais sites de relacionamentos e outras redes sociais fizeram parceria com o Google, destacando-se Twitter, Jaiku, Identi.ca, MySpace, FriendFeed e Facebook — este último apenas com conteúdo marcado como público pelos usuários. Junto deles, está ainda o serviço Trends, da própria gigante de buscas, que deixou ser um Labs hoje e pode levar o usuário para buscas ao vivo através de tópicos “quentes”.

Publicidade

A exibição de resultados ao vivo também é compatível com os navegadores móveis do iPhone OS e do Android, facilitando a vida de usuários que precisam das últimas informações sobre uma infinidade de tópicos on-the-go. Ambos os browsers já estão preparados para lidar com serviços do tipo há um bom tempo, então a qualidade da obtenção de informações ao vivo em aparelhos baseados nessas duas plataformas é garantida.

O vídeo abaixo, produzido pelo Google, tenta dar uma ideia de como a nova experiência de buscas funciona no desktop:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WRkYmx4A9Do[/youtube]

Os resultados em tempo real deverão levar alguns dias para surgirem em todas as partes do mundo, mas o Google começou a trabalhar nisso hoje e o objetivo é disponibilizá-los em inglês para todo o mundo rapidamente. Mesmo que você ainda não os veja em nenhuma busca, já é possível ir até o novo Google Trends e selecionar um tópico “quente” para conferir exemplos.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

iPhone chega a Israel nesta quarta-feira nas três principais operadoras do país

Próximo Artigo

Após ratificar padrão 802.11n, IEEE trabalha no aumento da velocidade do Wi-Fi para 1Gbps

Posts Relacionados