Nós já sabíamos desde o final de novembro que isso aconteceria, mas agora é oficial: Hearst, Time Inc., News Corp., Condé Nast Publications e Meredith Corp. anunciaram hoje o lançamento de uma nova joint venture que levará conteúdos digitais (principalmente de revistas) ao mundo virtual, com uma loja centralizada para aquisição de títulos diversos.
A companhia — ainda não nomeada — tem o objetivo de criar um novo conjunto de padrões tecnológicos que ditarão como revistas deverão parecer e operar em dispositivos digitais. O projeto também incluirá regulamentações sobre propaganda e vendas de conteúdos online.
A ideia das editoras, com essa parceria, é evitar que Apple ou outra gigante de tecnologia domine o mercado e dite as regras da indústria, mas nem por isso a coisa será fácil. A própria Maçã tem tempo de folga para anunciar a sua tão esperada tablet e conquistar uma bela fatia de mercado, visto que seu ecossistema está pronto, funcional e totalmente integrado a partir do iTunes. A Amazon.com, por sua vez, tem o maior portal de e-commerce do mundo — que começou, por acaso, com a venda de livros. Expertise, em ambas, é o que não falta.
[via WSJ.com]