O melhor pedaço da Maçã.

Intel adia lançamento da arquitetura gráfica Larrabee

Logo da Intel

Logo da IntelApós um ano de desenvolvimento desde o seu primeiro anúncio, a arquitetura gráfica Larrabee teve seu lançamento adiado pela Intel na semana passada. Prevista para competir com ofertas avanças da ATI (subsidiária da concorrente AMD) e da NVIDIA (sua atual rival na justiça), ela não atingiu os resultados esperados para lançamento e não chegará ao mercado como produto comercial, segundo a empresa.

Publicidade

Porém, ela continuará sendo usada internamente pela Intel como plataforma para desenvolvimento de aplicativos, que também estará disponível para desenvolvedores sob a forma de um “kit” em 2010. Ainda assim, o seu lançamento comercial foi adiado indefinidamente; algo estranho, se pararmos para pensar que ela foi demonstrada oficialmente há menos de um mês, na Supercomputing Conference (SC) 2009.

Nos planos iniciais, as GPUs fabricadas com a nova arquitetura teriam um design baseado em núcleos de processamento x86, que se comunicariam entre si e facilitariam o trabalho com tarefas simultâneas de uma forma que, no ponto de vista de um desenvolvedor, seria fácil aproveitar em aplicativos. Ao mesmo tempo, elas teriam um conjunto de instruções totalmente novo, capaz de suportar chips com enorme poder computacional.

Publicidade

Estimava-se que esse poder atingiria vários TeraFLOPS (ou seja, trilhões de operações de ponto flutuante por segundo), mas, de acordo com um analista da Jon Peddie Research, a realidade dessa promessa parou bem antes disso. Em uma demonstração pública feita durante a SC 2009, um chip Larrabee atingia 1 TeraFLOP no sufoco, enquanto a Apple já oferece configurações de Macs Pro com GPUs que superam 1 TeraFLOP desde o início do ano.

Não é a primeira vez que o mercado de GPUs ouve falar de um adiamento no desenvolvimento da arquitetura Larrabee, mas pelo jeito ficaremos um bom tempo sem notícias dela. Por ora, a Intel trabalha na entrega de CPUs quad-core já com uma GPU integrada para notebooks, porém esse tipo de hardware gráfico é um trabalho que ela já domina há algum tempo.

[via CNET News]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple entra com apelação em processo de US$21,7 milhões vencido pela OPTi Inc.

Próx. Post

Boxee revela nova versão beta do seu software e set-top box concorrente do Apple TV

Posts Relacionados