Muitos de vocês podem não saber, mas os países da União Europeia exigem que fabricantes de produtos — como a Apple, claro — ofereçam no mínimo dois anos de garantia, em vez do padrão mundial de um ano. É o caso aqui de Portugal, diga-se.
Agora, o governo espanhol resolveu ir além: conforme noticiou o iPadizate, o Conselho de Ministros aprovou uma nova lei que estende a garantia mínima para três anos. Não só isso, mas as fabricantes ainda serão obrigadas a oferecer peças de reposição de produtos descontinuados por até dez anos, e não mais por apenas cinco.
As mudanças, claro, visam a contribuir com um consumo mais sustentável de produtos e combater práticas como a chamada “obsolescência programada”, bem como reduzir o descarte de lixo eletrônico no meio ambiente.
No caso de conteúdo digital ou serviços online, o prazo de garantia legal será mantido em dois anos. Programas gratuitos e/ou de código aberto são excluídos dessa regulamentação.
Obviamente, a Apple terá que em breve se enquadrar nas novas regras para todos os seus produtos e serviços comercializados na Espanha. Isso significa, por exemplo, que o AppleCare+ por lá agora somente servirá para cobrir danos acidentais de produtos, visto que ele não teria como estender o prazo de garantia para além dos já determinados três anos.
E, claro, acaba sendo um diferencial interessante para turistas que pretendam comprar algum produto em viagem para a Europa. Vale notar, contudo, que a Apple se quiser poderá restringir o atendimento dentro do prazo de três anos apenas dentro do território espanhol.
via 9to5Mac